Segurança no trabalho

Segurança no trabalho: veja algumas dicas para proteger você!

Hoje queremos falar de algo muito importante que, nem sempre é levado a sério, mas que se for dada a devida atenção, pode literalmente salvar vidas. Estamos falando sobre segurança no trabalho com o intuito de prevenir acidentes. Continue lendo para saber mais!

No Brasil, são cerca de 700 mil pessoas que sofrem acidentes de trabalho por ano. Estes acidentes podem resultar em lesões sérias, ferimentos e até mortes. Desta forma, reforçar os cuidados de prevenção de acidentes é fundamental, indispensável.

Muitas empresas sofrem com inúmeras taxas de indenizações, tratamentos médicos e afastamento desses funcionários prejudicados. A melhor forma de se evitar todo esse doloroso processo é investindo em segurança no trabalho.

Diversos setores e funções precisam de atenção quanto à segurança no trabalho. Nesse sentido, algumas sugestões podem ser de grande valor para manter parâmetros e medidas de proteção ao funcionário. Confira, a seguir, algumas dicas de prevenção de acidentes!

Preste muita atenção!

Parece óbvio. E de fato, é! Mas mesmo algo tão óbvio (talvez até justamente por ser óbvio) acaba passando despercebido. Todo trabalho precisa ser feito com foco. Especialmente em cargos que envolvam riscos, é fundamental ter atenção nos fatores do ambiente que podem torná-lo perigoso.

No entanto, com cada vez mais recursos de distração, é importante determinar regras para a proteção do trabalhador e a prioridade com suas obrigações.

Conversas, celulares e até mesmo fatores como o cansaço podem expor o trabalhador a acidentes. O ideal é que esse funcionário conheça todos os fatores que podem envolver riscos à sua integridade. Diante disso, ao exercer seu trabalho, ele pode estabelecer práticas mais adequadas e manter-se atento ao ambiente.

Evite risco desnecessário

Muitos dos acidentes que acontecem no trabalho são por imprudência do próprio trabalhador. Se alguma situação próxima a você demonstra perigo iminente, não se aproxime.

Quando calculado, o risco pode ser entendido, fortalecendo a prevenção de acidentes. Algumas atividades profissionais pressupõem perigos, mas, nesses casos, o trabalhador tem recursos de proteção.

Evite locais aos quais você não tem autorização prévia para estar ali. Evite também ficar próximo de áreas e equipamentos para os quais você não tenha um treinamento qualificado. Ou seja, a imprudência pode ter consequências graves.

Mantenha o local de trabalho limpo e organizado

Grande parte dos acidentes também acontecem por desorganização da área de trabalho. Por exemplo, uma caixa deixada no caminho, uma ferramenta largada no chão. Quando esses descuidos se juntam à intensidade das rotinas de trabalho, o resultado pode ser perigoso para todos.

Cabe aos coordenadores, supervisores e gestores reforçarem a importância do local limpo e devidamente organizado. Assim, todos podem seguir os parâmetros.

Cuide também do seu colega de trabalho

A prevenção é um trabalho em equipe. É fundamental que companheiros de trabalho cobrem e orientem uns aos outros, para evitar acidentes e situações de risco. Um bom exemplo é com o uso dos EPIs. Um funcionário deve sempre lembrar e fiscalizar o outro para gerar a cultura certa.

Outra questão importante é evitar a realização de tarefas de forma isolada, especialmente em áreas de risco. O acompanhamento, seja de outro companheiro ou de um técnico de segurança do trabalho, é prudente e importante. A premissa para todos os serviços sempre deve ser um cuidando do outro.

Procure se informar com a CIPA

As dicas de segurança podem variar de setor para setor e de empresa para empresa. As que compartilhamos antes podem ser aplicadas em praticamente qualquer tipo de ambiente de trabalho.

Mas é essencial que você procure pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da sua empresa. Essa comissão tem a função de manter a segurança no trabalho, criar regras para a empresa e acompanhar e eficácia e cumprimento delas.

Nós, da Geartech BR, nos preocupamos com a segurança dos nossos colaboradores e também queremos conscientizar nossos parceiros da importância da segurança no trabalho.

Para conhecer mais sobre nós, clique aqui. Esperamos que estas dicas ajudem você e seus colegas de trabalho!

Compartilhe

WhatsApp chat