A Geartech BR é uma referência quando o assunto é importação e comercialização de isolantes elétricos, principalmente para motores elétricos. E por falar em eletricidade, neste artigo nós queremos te mostrar quais são as principais fontes de energia elétrica. Continue lendo para saber mais!
O uso de fontes de energia elétrica renováveis ou não tem os seus impactos ambientais e diferença de custo.
Portanto, conheça algumas das que estão presentes no Brasil e quais os principais pontos que se leva em conta sobre o uso de cada uma.
Começando pela hidrelétrica, esta é a fonte de energia elétrica mais usada no Brasil. Ela se enquadra na categoria das fontes renováveis. Assim, um ponto positivo é que não há emissão de gases na atmosfera.
Porém, ela ainda causa alguns impactos ambientais, como, por exemplo, o curso dos rios, alteração na fauna local e desmatamento na área das usinas.
Mesmo que a água seja um recurso renovável, os períodos de seca podem prejudicar a geração de energia nesse setor. Algo que aconteceu no ano passado (2021).
As usinas hidrelétricas funcionam da seguinte forma: a força da água movimenta turbinas dentro de grandes barragens construídas. Assim, a energia mecânica das turbinas passa por um conversor e gerador que a transforma em eletricidade.
Outra das principais fontes de energia elétrica é a eólica. Como seu recurso é o vento, essa se torna uma fonte de energia elétrica limpa.
É usada em estados do nordeste brasileiro. Sendo uma alternativa boa para o meio ambiente, porém também apresenta alguns pontos negativos.
Um deles é a que essa fonte de energia elétrica pode prejudicar a migração das aves. O impacto sonoro é grande para pessoas que moram perto das usinas. O vento é um recurso instável. E por fim, o custo é alto.
Mais exemplos de fontes de energia elétrica
Uma outra fonte de energia elétrica que usa um recurso natural e limpo é a energia solar. Em algumas das regiões do Brasil já é usado para atender redes domésticas ou comerciais.
Mas como todas as outras, também tem seus pontos negativos: as placas que captam a energia solar tem um custo bem elevado. Também afeta a migração das aves. E o aquecimento da atmosfera em regiões com usinas.
Existem duas formas de usar a luz solar como uma das fontes de energia elétrica, a térmica e a fotovoltaica.
A primeira usa o calor da luz para gerar vapor e ele aciona os geradores que convertem a energia.
E a segunda opção usa a radiação solar captada pelos painéis e isso gera uma corrente contínua.
Assim, um inversor é quem faz o processo de convertê-la em corrente alternada para uso comercial ou doméstico.
A última fonte de energia elétrica é a por meio de combustíveis fósseis. Esta não é renovável e causa impactos ambientais mais sérios que as anteriores. Porém ainda é muito usada em países como China, Índia, Estados Unidos e Rússia.
Como exemplos temos o petróleo (gasolina, diesel), carvão mineral e gás natural.
No Brasil esse tipo de fonte de energia elétrica não é muito usada. Mas em períodos de seca severa, onde os níveis das barragens das hidrelétricas estão muito abaixo do normal, as termelétricas são ativadas, como no ano passado (2021), por exemplo.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você! E lembre-se: precisando de isolantes elétricos, entre em contato com a Geartech BR!