Resistência de Isolamento em Motores Elétricos

Resistência de Isolamento em Motores Elétricos

Um dos testes indispensáveis a serem feitos antes de energizar um motor elétrico é chamado de teste de resistência de isolamento em motores elétricos.

Quando o assunto é eletricidade, todo cuidado é mais do que necessário. É indispensável.

Ao ler este artigo você irá entender o que é o teste de resistência de isolamento em motores elétricos e porque ele é tão importante. Continue a leitura!

Como é feito o teste de isolamento em motores elétricos

O teste de resistência de isolamento em motores elétricos é semelhante a verificação da pressão em um encanamento.

Para saber se o sistema possui algum vazamento, você aumenta a pressão da água e dessa forma consegue encontrar vazamentos com mais facilidade, se de fato eles existirem.

No caso da eletricidade, a tensão substitui a pressão. No teste de isolamento uma tensão de corrente contínua relativamente alta é usada para que a corrente de fuga fique mais evidente.

Daí você pode estar se perguntando: mas isso não pode danificar o motor elétrico? E nós respondemos: poderia se a tensão não fosse controlada, sob medida.

Mas os instrumentos de testes são projetados para que a tensão elétrica não prejudique o motor. E principalmente o operador não receba correntes elétricas perigosas por consequência de um contato acidental.

Por que fazer um teste de resistência de isolamento em motores elétricos?

Podemos dizer que o motivo mais importante para realizar este teste é garantir a segurança de todos.

Quando o teste de resistência de isolamento em motores elétricos é realizado, as chances de ocorrer um curto-circuito são reduzidas.

Estes curtos-circuitos podem ser fatais. E no caso de um curto-circuito do fio terra, pode ocasionar um incêndio.

Outro motivo importante para se fazer o teste de resistência de isolamento em motores elétricos é a preservação e prolongação da vida útil do equipamento.

Os testes periódicos podem fornecer informações sobre o estado de deterioração, ajudando assim a prever prováveis falhas no sistema do motor elétrico.

E o reparo feito irá ajudar a preservar o motor elétrico, fazendo com que ele funcione por mais tempo.

 

Dicas para um teste eficiente de isolamento em motores elétricos

Dicas para um teste eficiente de isolamento em motores elétricos

Antes de iniciar o teste, desconecte todos dispositivos eletrônicos como transmissores, acionamentos de motor, etc.

Essa medida impede que os dispositivos eletrônicos sejam danificados com uma aplicação de tensão maior que as que estão acostumados a funcionar.

A temperatura deve ser considerada. A recomendação é que os testes sejam feitos a uma temperatura de padrão para o condutor de 20 °C.

Ou que a temperatura de referência seja estabilizada enquanto as leituras futuras são compensadas usando um termômetro de infravermelho ou um multímetro digital.

Tome cuidado para não forçar de mais a tensão. O objetivo é forçar, mas sem exagero.

O ideal é testar o isolamento em com o dobro de tensão ao qual o motor é submetido.

Por exemplo, se o equipamento é classificado para 460 V a 600 V, ele pode ser testado a 1.000 V.

Quando for usar um testador de isolamento, deixe os terminais conectados ao final do teste.

Assim, o testador de isolamento pode descarregar qualquer tensão residual.

Embora a corrente seja limitada, um testador de isolamento em motores elétricos pode gerar faíscas e causar pequenas, mas dolorosas queimaduras. A surpresa pode causar um tranco no operador.

O ideal é sempre trabalhar longe de sistemas energizados e usar práticas de trabalho seguro.

Sobre a Geartech BR

E aí, gostou das dicas? Trabalha com motores elétricos ou atende clientes que trabalham com esse tipo de equipamento? Então entre em contato agora com a Geartech BR.

Nossa empresa ocupa hoje uma posição de destaque no país importando filmes, compostos de poliéster, papéis e fitas isolantes.

Estamos nesse ramo desde 2001, importando e comercializando uma grande variedade de produtos de alta qualidade para indústrias e revendedores de todo o país.

Apenas importamos e comercializamos produtos certificados e de excelente procedência, com objetivo de atender as expectativas e alcançar a satisfação de nossos clientes.

Estamos a sua disposição!

Compartilhe

WhatsApp chat