Você gostaria de conseguir prever quanto sua empresa receberá durante os próximos meses? Parece ser algo muito difícil, principalmente em momentos de crise econômica, mas acredite, ter uma receita previsível não é impossível! E nós vamos te mostrar neste artigo como você pode consegui-la. Continue lendo para saber mais!
Existe uma metodologia, muito usada por empresas, que ajuda não apenas a manter a previsibilidade dos recebimentos, mas também conseguir um crescimento saudável, conquistar uma base de clientes fidelizados e tomar decisões mais efetivas.
Apesar do termo ser autoexplicativo, se você nunca se deparou com ele, pode não saber o que significa.
A receita previsível é nada mais do que fazer a previsão do faturamento, da receita de uma empresa, por um determinado período.
A ideia da metodologia é conseguir fazer a previsão mais fiel possível, utilizando de estratégias e métodos para diminuir a chance de erros.
Assim, a receita previsível tornou-se uma grande metodologia que se utiliza de estratégias de prospecção e gestão de vendas, que pode ser aplicada em empresas de diversos portes e de diferentes segmentos.
Quais as vantagens da receita previsível?
A principal vantagem da receita previsível é justamente a previsibilidade de faturamento, o que pode ser muito interessante para tornar o negócio mais sustentável, além de ajudar na tomada de decisões.
Além disso, a empresa também garante uma continuidade de ganhos, afinal, pelo tempo de contrato, o cliente passará a pagar um valor mensal recorrente.
E, a menos que haja cancelamentos, a receita se torna mais previsível sabendo exatamente quantos clientes estão ativos e qual o valor pago por eles.
Nesse cenário, outras vantagens que essa metodologia pode trazer são:
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Menor Custo de Aquisição de Clientes, já que o foco é na fidelidade dos consumidores atuais
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Maior Lifetime Value (valor vitalício)
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Oportunidade de vender produtos e serviços adicionais (upselling e cross-selling)
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Maior fidelização de clientes
Como aplicar a receita previsível em sua empresa?
Para conseguir utilizar a metodologia da receita previsível em sua empresa, você deverá rever alguns processos internos para que sua aplicação ofereça bons resultados.
A seguir, veja o que deve ser analisado e executado para utilizar a estratégia.
Defina a persona do seu negócio
É indispensável que você saiba quem é o consumidor ideal para sua solução.
Apenas sabendo identificar esse perfil, sua equipe será capaz de validar os contatos que irá realizar.
Afinal, é muito importante que o pré-vendedor consiga identificar se aquele é um que vale a pena repassar para a próxima etapa de contato ou se a interação deve ser descontinuada.
Crie uma lista de contato
Depois de saber qual tipo de cliente sua empresa busca, é hora de partir para a prospecção. Nessa etapa, o foco está em criar listas próprias com contatos de potenciais consumidores.
Assim, todo contato que é estabelecido, o lead é classificado e inserido na lista adequada, identificando quais as oportunidades de negócio mais assertivas.
É importante que essa etapa seja realizada com muita atenção, pois só devem ser mantidos na listagem os leads que atendem aos requisitos e características do “cliente ideal” ou a empresa correrá o risco de estabelecer um processo de negociação, que envolve investimento de recursos e tempo, com um contato não preparado.
Por fim, após todo esse processo de prospecção e “triagem”, é chegada a hora de passar os contatos já preparados para os vendedores.
É nessa etapa que, de fato, a receita previsível poderá se tornar uma realidade para sua empresa, pois, quanto mais leads se tornarem clientes nessa etapa, maior será a receita do negócio.
Como essa metodologia é mais utilizada por soluções de uso recorrente, a previsibilidade do retorno financeiro começa a fazer parte da empresa.
Esperamos que essas dicas te ajudem a ter uma receita previsível na sua empresa. E aproveitamos a oportunidade para te convidar a conhecer mais sobre a visitando as outras páginas do nosso site, principalmente nosso