Se o seu objetivo dentro da sua empresa é elevar a produtividade e evitar o desperdício de recursos, então você precisa conhecer o POP (Procedimento Operacional Padrão). Continue lendo para saber mais!
Muito bem, vamos, em primeiro lugar, explicar o que é o POP ou Procedimento Operacional Padrão, antes de falarmos como ele pode ser útil para a sua empresa e mais algumas informações extras.
O Procedimento Operacional Padrão é um documento que descreve como as atividades de uma operação devem ser desempenhadas.
Assim, o POP envolve o detalhamento minucioso de cada processo. Por exemplo: a sequência do procedimento, os responsáveis por cada um deles, os equipamentos, entre outros aspectos relevantes para a realização da tarefa dentro do padrão de qualidade esperado.
Ou seja, o POP trata-se de uma espécie de guia para realizar cada atividade. Isso quer dizer que o POP deixa claro o passo a passo que a equipe deve seguir. Desta forma, é possível padronizar e otimizar processos, departamentos e rotinas de trabalho.
Um dos objetivos principais do Procedimento Operacional Padrão consiste em padronizar processos dentro das equipes ou áreas de uma empresa. Dessa forma, a ferramenta ajuda a manter a qualidade do produto ou serviço prestado. Também ajuda na definição de um padrão, minimiza erros, retrabalhos, não conformidades e, portanto, prejuízos.
Desta forma, mesmo quando uma pessoa da equipe se ausenta, a substituição da tarefa pode ser feita de forma segura. Afinal, as informações acerca daquela rotina estão devidamente padronizadas por meio do POP.
É por isso que se costuma dizer que o Procedimento Operacional Padrão colabora com a implementação da qualidade total. E, nesse sentido, também ajuda a manter a competitividade do negócio.
Veja em quais áreas o Procedimento Operacional Padrão pode ser usado
O Procedimento Operacional Padrão pode ter diversas aplicações, desde que exista um processo que necessite de um padrão a ser seguido. Portanto, o POP pode ser utilizado para:
- Controle de qualidade
- Processos de Segurança do Trabalho
- Procedimentos de limpeza e desinfecção
- Controle de estoque e compras
- Manutenção preditiva de equipamentos e instalações
- Cadastros, pagamentos e recebimentos do financeiro
- Controle de insumos
- No setor de comunicação
Esses são apenas alguns exemplos, mas o POP pode ser usado em muitas outras ocasiões.
Sobre a importância do Procedimento Operacional Padrão, como vimos, é, justamente, a padronização de processos. Portanto, além de minimizar erros, ele evita variações que podem causar falhas, uma vez que elas afetam a qualidade diretamente.
Isso tem influência nas tarefas mais simples até as mais complexas. Afinal, o POP garante padrões de conformidade e boas práticas, além de minimizar impactos adversos no meio ambiente.
O POP também pode maximizar requisitos de produção ou execução de tarefas, garantir a segurança no ambiente de trabalho, prever falhas e perdas da operação e, por fim, ser útil no treinamento de novos profissionais e times.
Como você pode notar, o POP é uma ferramenta que atua para padronizar processos. Com ele, a empresa consegue garantir maior qualidade e eficiência em suas atividades — independentemente da etapa, da tarefa ou do departamento responsável.
Você já conhecia o POP? Já implementa na sua empresa? Se ainda não, você viu aqui neste post boas razões para, pelo menos, pensar em implementá-lo!
Conheça um pouco mais sobre a Geartech BR clicando aqui.