Já falamos em outros artigos sobre alguns metais que são condutores elétricos como o cobre e a prata, por exemplo. Mas você sabe por que os metais são bons condutores de corrente elétrica? Continue lendo para descobrir!
A grande maioria dos materiais que conduzem eletricidade são metais, pela simples razão de que os metais contêm um excesso de elétrons livres.
Você já tem a resposta para a pergunta do título deste artigo. Mas continue lendo que você vai encontrar mais informações relevantes para complementar o entendimento!
Mesmo os elétrons não habitando átomos como os planetas habitam o sistema solar, o modelo atômico baseado no modelo do sistema solar, no qual os elétrons de um átomo giram em torno do núcleo como os planetas giram em torno do sol, fornece uma forma mais simples de explicar.
É conhecido de muitos que o núcleo positivo que liga os elétrons negativos ao átomo. A força com a qual isso é alcançado é chamada de força de Coulomb.
Porém, a força torna-se diminui com a distância: pode-se inferir a partir desse modelo que, à medida que as cascas aumentam, a força que puxa os elétrons que as ocupam se torna cada vez mais fraca e mais fraca, obviamente, ao puxar os elétrons para o exterior.
Esses elétrons são puxados com tão pouca força que conseguem escapar e se libertar do átomo. Eles são, portanto, referidos como elétrons livres.
O que é responsável pela propensão de um metal a perder seus elétrons de valência é seu grande tamanho atômico e sua própria escassez de elétrons de valência.
Por que os metais são bons condutores de corrente elétrica? Entenda os detalhes
Cada átomo de metal produz um ou dois elétrons livres, e uma folha de qualquer metal contém pelo menos um bilhão de átomos.
A folha é, portanto, absolutamente repleta de elétrons livres, e são esses elétrons livres que propagam o calor e a eletricidade que passam por ela.
Quando conectamos um fio de a uma bateria, o terminal positivo atrai os elétrons livres negativos em direção a ele.
A força súbita exercida pelo campo elétrico faz com que eles fiquem descontrolados e colidam vigorosamente uns com os outros a velocidades tremendas.
O que se segue é um efeito dominó: o elétron livre no qual o elétron livre por trás dele colide é impelido para frente apenas para colidir com um elétron livre na frente dele.
Que por sua vez é então impelido a colidir em outro elétron livre e assim por diante até o último livre elétron na fila é impelido para o circuito.
Apesar disso, em média, os elétrons avançam com uma velocidade relativamente pequena chamada de velocidade de desvio .
Sabemos que são informações bem técnicas, mas como te dissemos lá no começo do artigo, são informações relevantes. Principalmente para você que é detalhista e gosta de saber exatamente como as coisas funcionam!
Falamos sobre os metais em geral, que são condutores elétricos. Mas queremos te dizer que a Geartech BR é especializada na importação e venda de isolantes elétricos.
Para conhecer mais sobre nossos produtos, você pode . E se deseja um orçamento, . Estamos à sua disposição!