Pesquisa de mercado

Pesquisa de mercado: entenda a importância e como fazer para o seu negócio

Seja a sua empresa pequena, média ou grande, realizar um questionário de pesquisa de mercado é importante para que todas as decisões sejam tomadas de modo a ter foco no sucesso do empreendimento em seu planejamento empresarial.

Afinal de contas, estamos vivendo cada vez mais a competitividade empresarial, que só pode ser combatida com maior assertividade dos gestores e de toda a equipe da organização, não é mesmo?

Para se ter uma ideia, dados do Sebrae apontam que um quarto das empresas abertas no Brasil fecham as portas antes de completar dois anos de existência.

Portanto, o mundo dos negócios não é feito para quem quer somente brincar de ser empreendedor: é preciso agir de forma inteligente.

Ou seja, se basear em dados e informações precisas sobre o seu mercado de atuação e os seus consumidores.

Mas qual tipo de pesquisa de mercado utilizar na sua empresa? A resposta é: depende.

Depende do objetivo que você quer alcançar, depende do perfil dos clientes que serão entrevistados e depende também do tempo que você quer gastar realizando uma pesquisa.

Para te ajudar, separamos alguns tipos de pesquisas que você pode fazer em sua empresa. Veja logo abaixo os principais.

Tipos de pesquisa de mercado

Tipos de pesquisa de mercado

Satisfação do consumidor

Se você busca a excelência e a autonomia do mercado, medir a satisfação do seu consumidor é muito importante.

Afinal de contas, é isso que vai fazer com que erros sejam evitados ou minimizados, além de melhorar todos os processos de maneira sustentável.

Essa pesquisa é feita a partir do contato direto com o cliente e, nesse sentido, é ideal que você tenha uma lista de contatos para enviar o questionário a todas essas pessoas por e-mail, com o objetivo de economizar verba.

Pesquisa de mercado: colaboradores

Outro público que não deve ser ignorado pelas pesquisas de mercado da sua empresa são os seus próprios colaboradores.

Isso porque são essas pessoas que fazem a roda do seu negócio girar todos os dias.

E saber o nível de satisfação deles em trabalhar para a sua marca é muito importante para saber se o ambiente que você proporciona é adequado.

Hábitos de consumo

Você sabe quem são os seus clientes? Consegue dizer quais são os seus hábitos? Se a sua resposta for “não”, então você está perdendo grandes chances de aumentar o faturamento do seu negócio.

Conhecer o consumidor é muito importante para que o planejamento de cada projeto seja assertivo.

Conheça a fundo quem são os seus clientes para planejar ações que agradem a sua audiência, além de atrair novos consumidores para os seus produtos ou serviços.

Imagem da Marca

De uma forma bem simples e direta, essa pesquisa tem como principal objetivo revelar qual a impressão que os consumidores têm em relação a sua marca.

Esse trabalho só dá certo se uma pesquisa de imagem de marca for feita com cuidado, uma vez que ela é capaz de fornecer dados que auxiliam todo o trabalho da equipe de branding.

Esses são apenas alguns tipos de pesquisa de mercado que você pode implementar em seu negócio.

Tenha em mente sempre que o planejamento empresarial exige uma série de pesquisas para que ocorra da forma mais eficiente possível.

Conheça mais sobre a Geartech BR, visitando as demais páginas de nosso site, inclusive nossos produtos e serviços. E se desejar, entre em contato e peça um orçamento para nós sem compromisso.

Compartilhe

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes, de acordo com nossa política de privacidade.
WhatsApp chat