Seja a sua empresa pequena, média ou grande, realizar um questionário de pesquisa de mercado é importante para que todas as decisões sejam tomadas de modo a ter foco no sucesso do empreendimento em seu planejamento empresarial.
Afinal de contas, estamos vivendo cada vez mais a competitividade empresarial, que só pode ser combatida com maior assertividade dos gestores e de toda a equipe da organização, não é mesmo?
Para se ter uma ideia, dados do apontam que um quarto das empresas abertas no Brasil fecham as portas antes de completar dois anos de existência.
Portanto, o mundo dos negócios não é feito para quem quer somente brincar de ser empreendedor: é preciso agir de forma inteligente
Ou seja, se basear em dados e informações precisas sobre o seu mercado de atuação e os seus consumidores.
Mas qual tipo de pesquisa de mercado utilizar na sua empresa? A resposta é: depende.
Depende do objetivo que você quer alcançar, depende do perfil dos clientes que serão entrevistados e depende também do tempo que você quer gastar realizando uma pesquisa.
Para te ajudar, separamos alguns tipos de pesquisas que você pode fazer em sua empresa. Veja logo abaixo os principais.
Tipos de pesquisa de mercado
Satisfação do consumidor
Se você busca a excelência e a autonomia do mercado, medir a satisfação do seu consumidor é muito importante.
Afinal de contas, é isso que vai fazer com que erros sejam evitados ou minimizados, além de melhorar todos os processos de maneira sustentável.
Essa pesquisa é feita a partir do contato direto com o cliente e, nesse sentido, é ideal que você tenha uma lista de contatos para enviar o questionário a todas essas pessoas por e-mail, com o objetivo de economizar verba.
Pesquisa de mercado: colaboradores
Outro público que não deve ser ignorado pelas pesquisas de mercado da sua empresa são os seus próprios colaboradores.
Isso porque são essas pessoas que fazem a roda do seu negócio girar todos os dias.
E saber o nível de satisfação deles em trabalhar para a sua marca é muito importante para saber se o ambiente que você proporciona é adequado.
Hábitos de consumo
Você sabe quem são os seus clientes? Consegue dizer quais são os seus hábitos? Se a sua resposta for “não”, então você está perdendo grandes chances de aumentar o faturamento do seu negócio.
Conhecer o consumidor é muito importante para que o planejamento de cada projeto seja assertivo.
Conheça a fundo quem são os seus clientes para planejar ações que agradem a sua audiência, além de atrair novos consumidores para os seus produtos ou serviços.
Imagem da Marca
De uma forma bem simples e direta, essa pesquisa tem como principal objetivo revelar qual a impressão que os consumidores têm em relação a sua marca.
Esse trabalho só dá certo se uma pesquisa de imagem de marca for feita com cuidado, uma vez que ela é capaz de fornecer dados que auxiliam todo o trabalho da equipe de .
Esses são apenas alguns tipos de pesquisa de mercado que você pode implementar em seu negócio.
Tenha em mente sempre que o planejamento empresarial exige uma série de pesquisas para que ocorra da forma mais eficiente possível.
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