Você tem algum plano de expansão para a sua empresa ou está pensando em lançar um novo produto ou serviço? A pesquisa de campo pode ser uma grande aliada para que você alcance tais objetivos. Continue lendo para saber mais.
Um dos métodos utilizados para a apuração de dados é a pesquisa de campo. Ela não exclui as pesquisas bibliográficas e documentais, mas sim acrescenta informações a elas. Dando a possibilidade de uma análise assertiva e completa de um determinado processo ou situação.
Afinal, é preciso ir a campo e entender, na prática, como certas rotinas acontecem para que se tenha um diagnóstico coerente.
Por isso, pesquisadores científicos utilizam bastante a pesquisa de campo. Trata-se de uma forma de investigar o fato junto a uma amostra de pessoas que está realmente envolvida naquilo que está sendo pesquisado.
O objetivo da pesquisa de campo é observar fatos e fenômenos de perto, para que se tenha a certeza de que os registros feitos sobre uma pesquisa estão de acordo com a realidade.
Por fim, os dados coletados em pesquisa passarão por uma análise, posteriormente. Essa interpretação ocorre com base em teorias sólidas e bem fundamentadas.
É por isso que, no ambiente acadêmico, é necessária toda uma estrutura bibliográfica que acompanhe a pesquisa realizada em campo.
Nas empresas, a pesquisa de campo pode ser complementada por metodologias de qualidade. Ou seja, utiliza-se métodos como 5W2H e Diagrama de Pareto, por exemplo, para identificar e resolver problemas junto da pesquisa de campo.
Qual é a vantagem da pesquisa de campo para as empresas?
Se você deseja testar a recepção do lançamento de um produto no mercado, ou mesmo pensa em montar um novo ponto de venda, pode aplicar a pesquisa de campo previamente para saber se essas ideias serão rentáveis.
Nesse sentido, a pesquisa de campo envolve o consumidor e recebe o nome de pesquisa de mercado, que funciona perfeitamente para tomadas de decisão.
Há também como utilizá-la para diagnósticos, como acontece quando as vendas começam a despencar sem motivo aparente. Para entender esse movimento, basta ouvir seu público-alvo e aplicar uma pesquisa de satisfação.
Do mesmo modo, também é possível aplicar a pesquisa de campo internamente. Ou seja, é possível extrair dados da sua operação após análise minuciosa de um determinado processo.
Na indústria, por exemplo, é possível fazer a pesquisa de campo para analisar a emissão de poluentes, ou até a performance de produção de uma linha específica.
Você costuma usar ou já usou alguma vez a pesquisa de campo na sua empresa? Se sim, recebeu algum benefício ao colocá-la em prática?
Caso você ainda não tenha feito a pesquisa de campo, experimente fazê-la, adaptando ao seu tipo de ramo e de necessidade.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você de alguma forma! Aproveitando que você está aqui, te convidamos para conhecer um pouco mais da Geartech BR navegando pelo nosso site, pelas demais páginas! Se algum dos nossos produtos ou serviços for do seu interesse, entre em contato conosco. Será um prazer poder atender você!