Papel Kraft

Papel kraft: como é feito e para que serve

O papel kraft é um dos materiais mais usados em indústrias e possui um boa resistência. Além de resistente, também é um material versátil, podendo ser utilizado na fabricação de caixas (papelão), envelope, sacolas, sacos de pães, entre outros.

O papel kraft também pode ser produzido com acabamentos específicos como laminado de alumínio, recoberto com parafina ou resinas plásticas.

Papel kraft: como é produzido

O papel kraft é produzido através de uma mistura de vários tipos de fibras de celulose, encontradas em madeiras tida como macias. E é exatamente essa mistura de fibras que faz com que o papel kraft seja tão resistente e ao mesmo tempo flexível e macio.

A celulose usada no papel kraft geralmente não passa pelo processo de branqueamento, como a maioria dos outros tipos de papéis mais comuns. Por isso que comumente ele possui uma coloração parda, que é sua cor natural.

Papel kraft e suas variações.

O papel kraft possui algumas variações, porém em todas elas a característica principal é a resistência. Entre essas variações estão natural, branco, colorido, extensível, de primeira ou de segunda qualidade.

As variações do papel kraft acontecem de acordo com a sua fabricação, os tipos de fibras usadas e o nível de resistência. Outro fator que também entra na variação do papel kraft é o seu acabamento.

O papel kraft também pode ser usado como matéria prima no processo de fabricação de alguns objetos específicos, como é o caso do papelão ondulado, por exemplo.

Onde o papel kraft é usado

O papel kraft pode ser usado em muitos lugares, de acordo com suas variações que acabamos de ver. Mas em geral é usado para a fabricação de sacos, sacolas, embalagens e embrulhos.

O papel kraft natural, por exemplo, é bem comum na indústria, usado na confecção de embalagens para produtos de grande porte, devido sua alta resistência. Também é empregado principalmente na indústria de transformadores em banho de óleo ou a seco, bem como na construção de capacitores, interruptores, bobinas e outros.

Outro tipo de papel kraft muito utilizado é o extensível. Ele é feito a partir da fibra longa de celulose é serve para a fabricação de sacos de papel. Os papéis kraft de primeira e segunda qualidade são semelhantes, sendo que um é pouco mais resistente que outro.

Gramatura do papel kraft

Outra característica que difere os tipos de papel kraft fabricados é a sua gramatura, ou seja, a densidade do papel. A gramatura varia de acordo com a finalidade do papel. Está ligada a sua espessura. Por exemplo, os papéis sulfite, normalmente usados em escritórios, costumam ter entre 90g e 115g. Já as folhas de jornais, variam entre 35g e 55g.

O papel kraft branco, por exemplo, que é usado na fabricação de sacos e embalagens, precisa de uma gramatura próxima de 30g. Já o papel kraft normalmente usado nas indústrias, que é o caso do papel kraft multifolhado, exige uma gramatura em torno de 80g.

Como vimos, o papel kraft é muito útil e versátil, tanto para pessoas comuns em seu dia a dia, quanto para indústrias. Sendo mais requisitado por essa última, devido a sua grande resistência.

A Geartech BR atua desde 2001, importando e comercializando uma grande variedade de produtos de alta qualidade (inclusive o papel kraft) para indústrias e revendedores de todo o Brasil. Todos os nossos produtos possuem certificação pelas normas ISO 9001.

Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossa empresa e nossos produtos.

Compartilhe

WhatsApp chat