Os metais são condutores elétricos ou isolantes elétricos

Os metais são condutores elétricos ou isolantes elétricos?

No nosso último artigo nós falamos sobre o que é isolante elétrico. Se você ainda não viu, confira clicando aqui. Hoje queremos responder com detalhes a pergunta: os metais são condutores elétricos ou isolantes elétricos? Continue lendo para saber a resposta!

Antes de responder diretamente, queremos falar um pouco sobre os condutores elétricos e os isolantes elétricos.

Condutores e isolantes são materiais elétricos que se comportam de maneiras opostas no que diz respeito à passagem de corrente elétrica. Ou seja, um é contrário ao outro.

Enquanto os condutores permitem a movimentação dos elétrons, os isolantes dificultam essa movimentação, ou seja, a passagem da eletricidade.

É o mesmo que dizer que os condutores conduzem as cargas, ou facilitam, a sua passagem e que os isolantes a isolam.

Isso acontece em decorrência da estrutura atômica das substâncias, ou melhor, dos elétrons que os materiais apresentam na sua camada de valência.

Sobre os condutores elétricos, neles, as cargas elétricas se movimentam com mais liberdade em função dos elétrons livres presentes na sua camada de valência.

A ligação dos elétrons livres com o núcleo atômico é bem fraca. Assim, esses elétrons têm tendência para serem doados, movimentam-se e espalham-se facilitando a passagem da eletricidade.

Já nos isolantes elétricos, também chamados de dielétricos, verifica-se a ausência ou pouca presença de elétrons livres.

Isso faz com que os elétrons dos isolantes estejam fortemente ligados ao núcleo, o que inibe a sua movimentação.

São exemplos de isolante elétricos: borracha, isopor, lã, madeira, plástico, papel, vidro.

Além dos isolantes e condutores elétricos existem também os semicondutores elétricos. Estes se comportam como um condutor ou como um isolante mediante as condições físicas.

Os exemplos mais comuns de semicondutores são silício e o germânio.

Afinal, os metais são condutores elétricos ou isolantes elétricos?

Afinal, os metais são condutores elétricos ou isolantes elétricos

Dada essa explicação sobre isolantes, condutores e semicondutores elétricos, vamos, então, a resposta que deu título a este nosso artigo: os metais são condutores elétricos ou isolantes elétricos?

E a resposta é: os metais são condutores elétricos. Alguns exemplos são: cobre (muito usado na fabricação de fios elétricos), ferro, ouro, prata, entre outros.

Os metais estão classificados entre os condutores sólidos. Estes são os que se caracterizam pelo movimento dos elétrons livres e pela forte tendência de doar elétrons.

Além dos condutores sólidos, existem os líquidos, também conhecidos como condutores eletrolíticos, sua característica é de possuir movimento de cargas positivas (cátions) e negativas (ânions). Essa movimentação, em sentidos opostos, cria a corrente elétrica.

E também temos os condutores gasosos, ou condutores de terceira classe, com movimento de cátions e ânions. Mas, ao contrário dos condutores líquidos, a energia é produzida através do choque entre as cargas e não de forma isolada.

Os metais que são os melhores condutores elétricos são a prata e o cobre. A prata é o melhor condutor de eletricidade, pois contém maior número de átomos móveis (elétrons livres).

No entanto, a prata é mais cara do que outros materiais e não é normalmente usada. A menos que seja necessária para equipamentos especializados, como satélites ou placas de circuito.

O cobre é menos condutor do que a prata, mas é mais barato e é comumente usado como um condutor eficaz em aparelhos domésticos.

Bem, esperamos ter respondido de forma clara se os metais são condutores elétricos ou isolantes elétricos. Convidamos você a conhecer melhor nossos produtos e serviços e sempre ficar de olho nas novidades aqui em nosso site!

Compartilhe

WhatsApp chat