O que é um isolante elétrico

O que é um isolante elétrico?

Aqui, na Geartech BR nós importamos e comercializamos diversos produtos de excelente qualidade. Entre esses produtos estão filmes, compostos de poliéster, papéis e fitas isolantes. E é sobre este último que queremos falar hoje, mas de uma forma um pouco mais técnica. Se você deseja saber detalhes sobre o que é um isolante elétrico, te convidamos a continuar lendo!

Existem certos tipos de materiais que não permitem que a eletricidade passe através deles. Este tipo de material é conhecido como isolador ou isolante elétrico.

Como exemplo de isolante elétrico podemos citar o plástico, a madeira, o vidro e a borracha. Estes são considerados bons isolantes elétricos. É por isso que eles são usados para cobrir os materiais que transportam eletricidade.

Aquela cobertura de plástico que envolve os fios de aparelhos eletroeletrônicos, ou qualquer outro tipo de fio que seja condutor de eletricidade, é um isolante elétrico.

Sua utilidade é organizar e controlar a condução da eletricidade de forma mais eficiente e, principalmente, evitar que acidentes envolvendo choques elétricos que podem causar sérios danos, inclusive até a morte, dependendo da carga de eletricidade.

Um isolante elétrico é um material que não conduz eletricidade muito bem. Não significa que ele não receba nenhum tipo de corrente elétrica, e não a transmita. No entanto, faz isso de forma ineficaz.

Além do plástico e os outros materiais que já citamos, a cerâmica também é um ótimo isolante elétrico.

Colocando um material não condutor em torno de um caminho condutor (envolvendo um fio de cobre em plástico) acaba isolando os elétrons a partir do ambiente exterior.

Então, os isolantes elétricos são materiais não condutores e itens importantes de segurança ao lidar com eletricidade.

Diferença entre condutor e isolante elétrico

Diferença entre condutor e isolante elétrico

Agora, vamos falar da diferença entre um condutor e um isolante elétrico.

Em alguns tipos de átomos, especialmente os que compõem os metais (ferro, ouro, platina, cobre, prata e outros), a última órbita eletrônica perde um elétron com grande facilidade. Por isso seus elétrons recebem o nome de elétrons livres.

Estes elétrons livres se desgarram das últimas órbitas eletrônicas e ficam vagando de átomo para átomo, sem direção definida. Mas os átomos que perdem elétrons também os readquirem com facilidade dos átomos vizinhos, para voltar a perdê-los momentos depois. No interior dos metais os elétrons livres vagueiam por entre os átomos, em todos os sentidos.

Devido à facilidade de fornecer elétrons livres, os metais são usados para fabricar os fios de cabos e aparelhos elétricos: eles são bons condutores do fluxo de elétrons livres.

Já outras substâncias como: o vidro, a cerâmica, o plástico ou a borracha, não permitem a passagem do fluxo de elétrons ou deixam passar apenas um pequeno número deles. Seus átomos têm grande dificuldade em ceder ou receber os elétrons livres das últimas camadas eletrônicas. Este é o chamado material isolante elétrico, usado para recobrir os fios, cabos e aparelhos elétricos.

Como dissemos no início, uma das nossas especialidades é importar e comercializar produtos isolantes elétricos para diversos fins. Atualmente, nossos produtos são utilizados por fabricantes de motores elétricos, transformadores, cabos, compressores, ventiladores, etc.

Para saber mais sobre nossos serviços e produtos, entre em contato conosco. Nossa equipe de atendimento está preparada para atender você e esclarecer todas as suas dúvidas!

Compartilhe

WhatsApp chat