O que é papel kraft?

Nós, da Geartech BR trabalhamos com diversos produtos de excelente qualidade para melhor satisfazer aos nossos clientes. E um deles é o papel kraft. Você conhece esse material? Continue lendo para saber mais detalhes desse excelente produto.

O papel kraft é resultado de uma mistura de vários tipos de fibras de celulose, curtas e longas, que são encontradas na polpa de madeiras macias.

Exatamente por ser composto por toda essa mistura de fios é que ele se torna mais resistente, ao mesmo tempo em que apresenta flexibilidade e maciez, sendo ideal para processamento em máquinas.

Geralmente, a celulose utilizada no material não passa por processos de branqueamento, por esse motivo, ele é reconhecido também pela sua cor (pardo natural), diferentemente de outros papéis em geral. O papel kraft costuma ser vendido em bobinas de 40 g/m² ou mais.

Talvez você esteja se perguntando: “Então, esse tal papel kraft seria o papel pardo? Aquele que encontramos em papelarias? Usado também para fabricar embalagens?”

Em tese, o papel pardo é o mesmo que papel kraft. Até pelo fato de que a maioria não passa pelo branqueamento. Porém, ele também pode assumir a cor branca, como é o caso do kraft branqueado, usado na fabricação de sacos e embalagens. Em outros casos, também pode ser tingido em diversas cores e é chamado de kraft colorido.

A utilidade do papel kraft

A utilidade do papel kraft

Devido à sua característica de resistência, o papel kraft é a melhor opção para embalagens. Tanto é que ele pode ser considerado fonte de matéria-prima para a fabricação do papelão ondulado, aquele usado para fabricar as “caixas de papelão”, por exemplo.

Seus usos mais comuns são: confecção de sacos de papel, sacola de papel, caixa de papel e embrulhos em geral.

Este produto costuma ser comercializado em grande escala pelas fábricas diretamente aos consumidores, no formato de bobina, principalmente para fabricantes de sacos, mas também a fim de ser gomado, betumado, impregnado, entre outros processos.

De acordo com seu tipo ou característica, o material pode ser classificado de formas diferentes. Ele pode ser extensível, natural, multifoliado, monolúcido, liso, branco, colorido, de primeira ou segunda qualidade. O material pode ainda ser laminado com alumínio, com resinas plásticas/fenólicas ou ainda ser recoberto com parafina.

Além de todas essas características e utilidades, o papel kraft é sustentável e pode ser considerado o melhor nesse quesito, pois é o único que se degrada em apenas 60 dias em um ambiente natural.

Seu processo produtivo é ecológico por receber menos produtos químicos. Por isso, vem sendo cada vez mais usado como alternativa ao plástico, por exemplo. Além disso, o material é 100% reciclável, sendo muito aceito para compra e venda de papel pelos aparistas em geral.

Como falamos no início, o papel kraft é um dos produtos que a Geartech BR comercializa. Entre em contato conosco para conhecer também os nossos outros produtos e serviços e solicitar um orçamento. Nossa equipe de atendimento está te aguardando e pronta para esclarecer todas as suas dúvidas!

Compartilhe

WhatsApp chat