O Poliéster Muito Utilizado

É bem provável que você já tenha ouvido falar da palavra poliéster. E podemos quase garantir que a primeira vez que você ouviu falar dessa palavra foi quando estava pesquisando sobre roupas, talvez lendo a etiqueta de alguma. O poliéster é muito utilizado na confecção de tecidos, que, futuramente podem tornar-se peças de roupas.

Mas o poliéster não é somente utilizado para fabricar tecidos. Ele pode ser usado para muitos outros fins. Continue a leitura para saber mais detalhes!

Afinal, o que é o poliéster?

Afinal, o que é o poliéster

O poliéster é uma categoria de polímeros que conta com um grupo funcional éster na cadeia principal. Daí o nome poliéster.

Existem vários tipos de poliéster, mas um dos mais comuns é o poli tereftalato de etileno, mais conhecido como PET.

Ele pode ter composição natural ou sintética, sendo alguns biodegradáveis. Já boa parte dos poliésteres sintéticos não são.

Como dissemos logo no início, o poliéster é muito utilizado na produção de malhas e tecidos usadas em camisas, calças, lençóis, cortinas e estofados.

Algumas das vantagens dos tecidos de poliéster é uma maior durabilidade, retenção de cor e resistência a rugosidades. Ou seja, ficam menos amarrotados.

É bem comum misturar o poliéster com fibras naturais, como o algodão, por exemplo. Talvez isso te lembre algo: 50% poliéster, 50% algodão. Já viu algo parecido em uma etiqueta de roupa?

Mas o poliéster não é usado apenas no processo de fabricação de tecidos. Ele também é usado na fabricação das garrafas de plástico, as famosas garrafas PET.

Também é usado na fabricação de filtros, filmes, reforços para pneus, tinta em pó, enchimento de almofadas, acabamentos para instrumentos musicais, telas de LED e material isolante. Vamos falar um pouco mais sobre este último.

O poliéster muito utilizado como material isolante

O poliéster muito utilizado como material isolante

O poliéster também é muito utilizado para fabricar materiais isolantes. Um deles é o filme de poliéster isolante.

Trata-se de um material que apresenta grande resistência à tensão, boa estabilidade dimensional e química.

Por causa da sua elevada rigidez dielétrica, o filme de poliéster isolante é bastante utilizado para isolamento de motores elétricos, fios e cabos telefônicos e elétricos, transformadores, circuitos impressos flexíveis, laminados para a indústria elétrica, desmoldante de peças produzidas com materiais reforçados com fibra de vidro, etc.

Também pode ser usado como embalagem e proteção de documentos, aplicações acústicas e artísticas como estêncil, aplicações náuticas e também na indústria aeroespacial e aplicação no hobby de modelismo.

Nós, da Geartech BR, comercializamos alguns tipos de filmes de poliéster. Um deles é o Poliéster Classe B 130.

Trata-se de um material de alta resistência mecânica e minimamente orientado.

Suas características de estabilidade dimensional proporcionam grande capacidade de isolação elétrica, tendo melhor comportamento em máquinas de inserção automática, se comparando com os demais tipos de isolação.

Outro tipo de filme é o Poliéster Clear 130, que possui excelente diversidade na utilização, pois suas propriedades atendem diversos segmentos como por exemplo nas indústrias de cabos, isolamento elétrico, laminação, enrolamento de transformadores, máscara cassete, fitas adesivas e outros aplicativos de uso geral.

A Geartech BR ocupa hoje uma posição de destaque no país importando filmes, compostos de poliéster, papéis e fitas isolantes. Trabalhamos apenas com produtos certificados e de excelente procedência, com objetivo de atender as expectativas e alcançar a satisfação de nossos clientes.

Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossos produtos e serviços. Estamos à disposição!

Compartilhe

WhatsApp chat