Uma das coisas mais comuns de acontecer é uma empresa vivenciar falhas ou alguma execução inadequada em seus processos. Quando isso acontece, damos o nome de não conformidade. E elas estão presentes na operação de qualquer negócio, mas o que vai determinar seus efeitos são as ações tomadas a partir de sua identificação. Continue lendo para saber mais!
Apenas reforçando: uma não conformidade pode ser definida como uma inadequação de um processo, serviço ou produto em relação a uma norma, requisito ou resultado esperado.
Reconhecer uma não conformidade pode resultar em ações para a melhoria contínua de processos. Nesse caso, saber identificar essas irregularidades e ter um método definido para solucioná-las é um dos segredos da eficiência.
Para reduzir e evitar as não conformidades, é necessário adotar a padronização de processos do dia a dia da organização.
O ideal é que toda empresa tenha claro quais são os parâmetros exigidos para o atendimento, produção e gestão.
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Redução do retrabalho.
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Prevenção de perdas.
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Melhor utilização dos recursos da empresa.
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Aumento da segurança contra perdas e acidentes.
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Diminuição do risco de falta de produtos ou matéria-prima.
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Ganho em produtividade.
É comum algumas pessoas confundirem defeitos com não conformidades. Para ficar fácil diferenciar, pense que um defeito é uma não conformidade. Mas nem sempre uma não conformidade é um defeito.
As não conformidades não se referem apenas à linha de produção em si, mas a todos os processos da empresa. Logo, é bem mais abrangente que o defeito — que nada mais é do que um produto com imperfeições ou fora do padrão.
Como tratar uma não conformidade e a importância de sempre ficar alerta
As não conformidades acontecem, como nós falamos lá no começo deste artigo, mas se elas se tornam muito frequentes, isso pode impactar a percepção do consumidor sobre seus produtos e a sua marca.
Tão ruim quanto comprometer a rentabilidade do negócio, é o risco de receber multas por descumprimento de alguma norma técnica obrigatória.
É por isso que todos, sem exceção, devem alinhar seus processos de forma que o fluxo da operação seja bem estruturado e integrado. Isso quer dizer respeitar as recomendações da , seguir boas práticas de fabricação ou mesmo procedimentos padronizados internamente.
Existem etapas a serem seguidas para que você possa tratar as não conformidades da sua empresa e corrigir problemas.
Há quatro passos principais para levar em consideração nessa tarefa: identificar as não conformidades, descrever os problemas, analisar as causas e, finalmente, tratar a não conformidade.
Sem alinhamento, é impossível otimizar processos e minimizar não conformidades. Portanto, é necessário que se sigam algumas etapas para que os procedimentos sejam eficazes. Eis as etapas:
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Identificação.
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Descrição.
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Análise.
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Definição de ações.
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Acompanhamento de ações.
Cada empresa deve adaptar todas essas etapas de acordo com essa realidade. Ao seguir essa linha, os benefícios que já mencionamos aqui farão parte da realidade da sua marca e da sua empresa!
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