Motores elétricos e geradores costumam ser montados em locais que a contaminação se torna algo quase que inevitável. Com o passar do tempo, essas contaminações podem causar grandes problemas que prejudicam rolamentos ou a falha completa do motor.
Nós temos aqui, em nosso site, alguns outros artigos onde falamos alguns detalhes sobre motores elétricos, como isolamento, por exemplo. Para ler esses artigos é só clicar aqui.
Neste artigo, em especial, logo a seguir nós vamos falar de quatro situações mais comuns em que a contaminação afeta motores elétricos e geradores. Continue a leitura!
1 – Avaria na lubrificação do mancal ou danos em sua superfície.
Os contaminantes podem danificar a lubrificação do mancal e também a sua superfície. Isso pode causar um acúmulo de calor por atrito. Se o problema não for corrigido o quanto antes, o calor pode levar a uma falha e danificar drasticamente os rolamentos do motor ou gerador elétrico.
2- Bloqueio do fluxo de ar ou passagens de refrigeração líquida.
Os motores elétricos geram naturalmente o calor causado pelo desperdício de energia. Os motores e geradores são projetados com ventiladores externos, dissipadores de calor e sistemas de refrigeração líquida para permitir a dissipação do calor.
Os contaminantes podem obstruir os respiradouros, os tubos de resfriamento e as superfícies de resfriamento e impedir que o motor esfrie adequadamente. Esse calor adicional acaba danificando os componentes mecânicos e elétricos do motor elétrico e pode levar à sua falha.
3- Desequilíbrio para os componentes rotativos dos motores elétricos.
Quando os contaminantes grudam nos rotores do motor, nas pás do ventilador ou em outros componentes rotativos, eles aumentam o peso. Esse peso cria um desequilíbrio que pode levar ao aumento da vibração. A vibração causada por um componente rotativo desequilibrado diminuirá a vida útil de seus rolamentos e poderá causar falhas no motor ou nos rolamentos.
4 – Deterioração do isolamento elétrico dos motores elétricos.
Não apenas os contaminantes não permitirão que os enrolamentos dos motores elétricos não esfriem. Mas também o isolamento elétrico sofrerá avarias ao longo do tempo.
Os contaminantes permitirão que as correntes descarregue dos condutores nos enrolamentos. Nos enrolamentos formados, fitas de isolamento e verniz / resina carbonizam e quebram. Em enrolamentos aleatórios, os “furos” no isolamento de esmalte causam um curto-circuito quando o estresse causado por contaminantes quebra o isolamento.
O resultado da quebra do isolamento acaba diminuindo a resistência do isolamento, que pode eventualmente causar um curto-circuito. Também em motores e geradores escovados, o pó da escova pode se acumular e causar curtos-circuitos.
Como você pode ver, a sujeira, que chamamos de contaminantes, pode danificar seu motor elétrico ou diminuir sua vida útil. Para evitar que isso aconteça, procure deixar seus motores elétricos em locais o mais protegidos possível.
Sabemos que isso nem sempre é possível, como dissemos no início. Portanto, faça a manutenção constante dos motores elétricos. Ou seja, a verificação de seu funcionamento e a limpeza periódica.
Use também isolantes elétricos de qualidade. Isso é muito importante!
A Geartech BR trabalha com isolantes elétricos da melhor qualidade, certificados. Tudo isso para atender da melhor maneira possível nossos clientes.
Entre em contato conosco para conhecer melhor nossos produtos e serviços. Ficaremos muito contentes em poder atender você!