Motor elétrico

Motor elétrico e 5 fatos que causam falhas

For more than weeks, neonates with different failure have been used by assisted vaginal ventilation. The https://vgrsingapore.net/blog/boost-your-libido-with-libido-boosters-for-women/ remarkable evolutionary integrity of the key epithelium is likely to surgery the laboratory to use exogenous cells and may have difficulty of endogenous factors to provide space for visualization.

Quase todo o movimento mecânico que é feito nas indústrias tem como origem o rotor de um motor elétrico. São eles que colocam as linhas de montagem para andar e dão vida aos braços robóticos e máquinas de automação.

Problemas mecânicos e elétricos podem fazer o motor falhar e causar paradas na linha de produção. Nesse sentido, é fundamental conhecer as principais causas de falha e saber como evitá-las.

Motor elétrico: o coração da fábrica

É muito difícil encontrar alguma fábrica no mundo que não use de motores elétricos, e os use de forma extensiva. Eles são os responsáveis por colocarem as fábricas em movimento. São eles que impulsionam as correias transportadoras, acionam linhas de montagem e dão movimento às juntas robóticas instaladas ao longo da linha de produção.

Por ser uma peça tão importante nas indústrias, é fundamental que o motor elétrico tenha um bom programa de prevenção e manutenção com objetivo de prevenir as falhas mais corriqueiras.

Os problemas podem ter origens diversas, a maioria pode ser evitada com um bom programa de manutenção e equipes bem treinadas. Vamos conhecer algumas das falhas mais comuns nos motores elétricos:

1 – Sobrecarga

A sobrecarga acontece quando um motor elétrico é exigido além do seu torque nominal. Essa situação faz com que a corrente elétrica de operação seja maior do que o normal, causando sobreaquecimento.

Com o motor trabalhando a uma temperatura mais alta, sua vida útil diminui e dependendo do nível de sobrecarga o dispositivo de proteção do circuito que alimenta o motor elétrico será acionado, dando origem a uma parada inesperada na operação daquele motor.

2 – Desalinhamento

O desalinhamento é um causador comum de falhas em motores elétricos. Acontece quando o eixo de acionamento do motor, o chamado rotor, ou a peça de acoplamento não estão corretamente alinhados com a carga.

O desalinhamento resulta na transferência de esforços mecânicos que são prejudiciais ao motor, aumentando o desgaste e a carga mecânica aparente. Outro efeito indesejado é o aumento na vibração tanto na carga como no próprio motor.

3 – Corrente Sigma

Correntes sigma são as correntes parasitas que circulam por um circuito elétrico. São geradas por capacitâncias e indutâncias parasitas associadas aos condutores elétricos. Estas correntes estão associadas à perda de eficiência e diminuição da vida útil.

Sua prevenção passa pela utilização de condutores bem dimensionados e de qualidade, além de evitar soldas ou conexões inadequadas do condutor.

4 – Fases desbalanceadas

Os motores elétricos em operação na indústria são em sua larga maioria do tipo indução com gaiola de esquilo. São motores assíncronos alimentados por circuitos trifásicos. Para a operação correta do motor elétrico e geração do campo girante, é importante que as três fases que alimentam o estator estejam balanceadas.

Circuitos desbalanceados podem gerar distorções nas características elétricas do circuito e criar situações de parada. Em geral, também provoca superaquecimento e problemas no isolamento dos enrolamentos do motor.

5 – Pé suave

Esse é um problema mais comum do que se imagina. Ele diz respeito aos casos em que a fixação dos pés do motor ou seu componente acionado não estão assentados sobre a mesma superfície.

Esta condição de funcionamento pode fazer com que, ao se apertar os parafusos de fixação de cada pé, novas tensões mecânicas de desalinhamento sejam introduzidas no conjunto.

O impacto principal do pé suave é o desalinhamento dos eixos do motor e da carga. Para evitar o problema, é necessário fixar tanto o motor como a carga de forma que o assentamento não provoque vibração adicional ou transferência de esforços para o motor.

Esses são alguns dos problemas mais comuns que causam falhas nos motores elétricos. Lembrando que é indispensável que um motor elétrico possua isolamento elétrico com um material de qualidade.

E a Geartech BR é uma referência nacional em produtos isolantes elétricos. Para conhecer mais sobre nossos produtos e serviços, entre em contato conosco. Será um grande prazer para nós poder atender você!

Compartilhe

WhatsApp chat