Traçar metas faz parte do dia a dia de qualquer empresa, não é mesmo? E no ambiente de trabalho existem metodologias que as organizam de forma estratégica, elevando os resultados organizacionais. As metas SMART são um ótimo exemplo disso. E é sobre elas que iremos falar neste post. Continue lendo para saber mais!
É por meio de observação, estudo e planejamento, que se torna possível otimizar a sua liderança, aumentar a produtividade do time e alcançar os indicadores certos para a sua operação. Afinal, a finalidade da meta SMART é garantir foco nos esforços em alcançar um objetivo.
Metas SMART é o nome de uma ferramenta que auxilia na definição de metas inteligentes.
Isso significa a definição de alguns parâmetros específicos, como prazos e a definição da equipe envolvida, por exemplo. Além disso, estabelece escopos claros e específicos para que se alcance aquilo que se deseja cumprir.
Ou seja, podemos dizer que as metas SMART são como checklists. Afinal, cada meta é verificada e avaliada meticulosamente para que se tenha certeza de que o resultado esperado será alcançado.
Sua sigla foi baseada em 5 fatores. Assim, os cinco atributos de uma meta SMART são:
- Specific (Específico)
- Measurable (Mensurável)
- Attainable (Atingível)
- Relevant (Relevante)
- Time Based (Temporal)
Metas SMART: conheça um pouco mais de cada sigla
Muito bem, agora que já sabemos quais são as metas SMART, vamos falar um pouco sobre cada uma das siglas e seus significados.
S = Specific (Específica)
Como o nome sugere, a primeira meta está relacionada à avaliação do projeto, mas de uma forma específica. Não pode ser algo genérico, como “aumentar vendas”, por exemplo. Teria que ser algo do tipo: “aumentar o número de cadastro de clientes na filial em Sorocaba-SP”.
M = Measurable (Mensurável)
Toda boa meta pode e deve ser medida, pois não há outra forma de saber se ela foi efetiva. Assim, é necessário identificar quais são os indicadores de performance que fazem jus ao que foi proposto, bem como acompanhar o desempenho de todas as ações que envolvem essa meta.
A = Attainable (Atingível)
Outra característica das metas SMART é que elas precisam ser atingíveis. Não adianta querer dar um passo maior que a perna.
A melhor forma de saber se a meta idealizada é uma meta justa, é se basear no histórico de ações da própria empresa, isto é, nos antigos casos de sucesso e na identificação de falhas anteriores.
R = Relevant (Relevante)
Uma meta inteligente também precisa ser relevante. Ou seja, ela precisa beneficiar a todos. Se ela só beneficia um lado, a empresa corre o risco de sofrer com o clima de desmotivação, atrasos devido ao desinteresse dos envolvidos, ou até a alta rotatividade de funcionários.
T = Time based (Temporal)
As metas precisam ser objetivas, mas também precisam de um prazo para serem cumpridas. Nesta última etapa, deve-se estabelecer o período em que serão executadas todas as ações que envolvem a meta.
A importância das metas SMART
Além de serem concluídas de forma mais rápida e inteligente, como seu nome sugere, as metas SMART melhoram a produtividade, aumentam o foco e incentivam o feedback, afinal, o gestor contará com dados concretos sobre o desempenho de cada integrante do time.
Você já conhecia as metas SMART? Já colocou esse método em prática? Deixe seu comentário aqui em nosso post. Convidamos você também para dar uma olhada em nossos produtos e serviços aqui em nosso site. E se tiver qualquer dúvida, entre em contato conosco!