Mecânico de Manutenção de Máquinas: Quem é e qual a sua Importância

No nosso último artigo, nós falamos sobre a importância da manutenção preventiva elétrica e também um pouco sobre a manutenção preventiva de forma geral. Mas para realizar a manutenção preventiva, é necessária uma pessoa especializada para isso. Uma das pessoas especializadas para fazer a manutenção preventiva é o mecânico de manutenção de máquinas. Continue lendo para saber mais sobre esta importantíssima função.

O mecânico de manutenção de máquinas, também conhecido por mecânico de manutenção industrial, ou simplesmente mecânico industrial, mantém e repara equipamentos de fábrica e outras máquinas industriais.

Entre esses equipamentos podemos citar sistemas de transporte, máquinas de produção e equipamentos para embalagem. Os trabalhadores devem seguir as precauções de segurança e usar equipamentos de proteção, como capacete de segurança, óculos de segurança e protetores auditivos.

Um mecânico de manutenção de máquinas planeja atividades de manutenção, avaliando condições de funcionamento e desempenho de máquinas e equipamentos.

Está sob as responsabilidades de um mecânico de manutenção industrial lubrificar máquinas, componentes e ferramentas. Além de documentar informações técnicas, fazer a manutenção preventiva e corretiva em máquinas e equipamentos como: betoneiras, marteletes, compactadores, elevadores de obras e automação.

Também é responsabilidade do mecânico industrial fazer a reparação de máquinas e equipamentos de terraplenagem, pavimentação e construção.

O profissional também realiza leitura e interpretação de desenhos mecânicos, pneumáticos, hidráulicos, manutenção de máquinas de injeção plástica e troca de peças.

Atua com a elaboração de relatórios, confecciona e repara elementos de máquinas tais como peças e acessórios pelo processo de usinagem mecânica e também a manutenções em máquinas de natureza mecânica.

Mais funções do mecânico de manutenção de máquinas

Mais funções do mecânico de manutenção de máquinas

Além dessas funções que já listamos aqui, o mecânico industrial também realiza outras funções.

Apesar do nome, o mecânico de manutenção de máquinas não apenas conserta equipamentos ou faz reparos.

Uma das suas funções, além de reparo e conserto, é a de treinar os trabalhadores de uma indústria, por exemplo.

Quando uma empresa de produção contrata novos mecânicos, o mecânico de manutenção industrial pode realizar treinamentos no local de trabalho para ajudar os funcionários a se familiarizar com as funções essenciais do trabalho.

Neste papel, o mecânico pode começar por treiná-los na realização de reparos de rotina em máquinas de trabalho comuns antes de proceder a reparos complexos, o que pode envolver a desmontagem e a remontagem de máquinas.

O mecânico de manutenção industrial também educa os novos colaboradores contratados nas práticas de segurança e saúde do trabalho da empresa e demonstra como usar equipamento de proteção, como capacetes, sapatos especiais e óculos de segurança.

Além do treinamento para trabalhadores de uma empresa, o mecânico de manutenção de máquinas também pode aconselhar e fornecer consultoria.

A maioria das empresas consulta o mecânico industrial antes de comprar novas máquinas e equipamentos.

Por exemplo, uma usina de geração de energia pode pedir ao mecânico industrial que sugira máquinas mais confiáveis e econômicas para comprar.

O mecânico depende do conhecimento e da experiência de sua indústria com vários equipamentos e máquinas para assessorar a empresa em conformidade.

Em alguns casos, o mecânico pode realizar pesquisas de mercado, visitando vários fabricantes para avaliar várias marcas de máquinas e identificar uma que atenda às especificações do empregador.

Esperamos que você tenha gostado das informações deste artigo! Aproveite para navegar um pouco mais no nosso site, ler nossos demais artigos e conhecer nossos produtos e serviços!

Compartilhe

WhatsApp chat