Materiais isolantes de eletricidade

Materiais isolantes de eletricidade

Aqui na Geartech BR, nós trabalhamos com diversos produtos que servem como materiais isolantes de eletricidade. Nossos clientes são revendedores, fabricantes de motores elétricos transformadores, cabos, compressores, ventiladores, etc.

Neste artigo nós queremos falar em específico sobre os materiais isolantes de eletricidade. Continue a leitura!

Sobre os materiais isolantes de uma forma geral (não apenas isolantes de eletricidade), podemos dizer que são aqueles que reduzem, resistem ou impedem completamente a passagem de qualquer tipo de energia como calor ou eletricidade.

Eles servem para proteger as pessoas e seres vivos no geral, alimentos e outros objetos dos elementos e de suas condições, como o revestimento plástico de cabos e as paredes ou tetos das casas.

Para que os materiais isolantes sejam eficazes, precisam principalmente de uma baixa condutividade térmica que permita reduzir a transferência de calor. Também devem ter uma alta resistência a temperaturas muito altas para impedir que derretam.

Outra característica muito importante também é a permeabilidade ao ar do isolamento térmico. Eles devem ser materiais onde o ar possa fluir através de seus poros. Bons isolantes térmicos têm uma alta permeabilidade ao ar, uma vez que é uma substância isolante em si.

Essa permeabilidade não deve permitir a passagem de vapor ou umidade, de modo a evitar ou minimizar a condensação de líquidos ou a corrosão dos materiais. Os melhores isoladores térmicos têm permeabilidade muito baixa ao vapor e à umidade.

O material isolante deve ser resistente à água, solventes e produtos químicos. Também deve ser durável e não perder sua eficiência em pouco tempo. Deve ser fácil de instalar, não inflamável, não absorver odores e não atrair fungos ou vermes.

Essas são as características dos materiais isolantes em geral. Falaremos agora dos materiais isolantes de eletricidade.

Exemplos de materiais isolantes de eletricidade

Exemplos de materiais isolantes de eletricidade

Citaremos agora alguns exemplos de materiais isolantes de eletricidade. Boa parte deles você já conhece e talvez até já saiba que são isolantes de eletricidade. Porém, mesmo assim vamos citá-los e falar um pouco sobre cada um.

Madeira: A madeira é um material isolante de eletricidade e você ainda pode encontrar em algumas cidades (quem sabe até mesmo na sua) postes de iluminação feitos de madeira. No entanto, deve-se notar que não é isolante enquanto a madeira estiver molhada, uma vez que a água é condutora de eletricidade.

Borracha: Esse material, além de ser altamente moldável, flexível e resistente, é perfeito para evitar a condução de eletricidade. Por exemplo, profissionais que trabalham diretamente com eletricidade usam EPI’s como botas e luvas de borracha para preservar sua segurança. Sem dúvidas, um dos melhores materiais isolantes de eletricidade que temos atualmente.

Cerâmica: Um material que restringe a mobilidade iônica e eletrônica, portanto, é um material não condutor para eletricidade. Isso o torna ideal para fazer discos de alta tensão.

Silicone: Esse material amplamente utilizado possui, entre outras capacidades, o isolamento de eletricidade. Isso o torna ideal para vedar componentes eletrônicos e fixar componentes.

Óxido de alumínio: Por ser um material não condutor, o óxido de alumínio é perfeito para a temperatura de fabricação ou isoladores elétricos, tubos a laser ou anéis de vedação.

Esses são alguns exemplos de materiais isolantes de eletricidade e suas funções. Para conhecer um pouco mais sobre a Gertech BR e nossos produtos, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição!

Compartilhe

WhatsApp chat