Máquinas industriais e alguns cuidados necessários

Máquinas industriais e alguns cuidados necessários

Na indústria, mais precisamente em suas linhas de produção, os trabalhadores se veem diariamente expostos a riscos que o manuseio de máquinas industriais trazem. Um dos maiores riscos encontrados é por aqueles que manuseiam máquinas e equipamentos. Pois ao manusear a máquina sem o direcionamento correto e de forma errada pode ocorrer uma série de ferimentos graves ou fatais. Como amputações, queimaduras, entre outros. Por isso alguns cuidados são mais do que necessários com as máquinas industriais.

Atualmente existe a NR 12 que regulamenta toda a parte de segurança das máquinas e equipamentos, padroniza quais os critérios devem ser analisados para o funcionamento adequado e segurança de quem a manuseia. Essa norma é bem clara dizendo que as máquinas devem conter dispositivos de partida e parada, além de outros que possam prevenir acidentes de trabalho.

Para que a NR 12 pudesse ser definida foram estudados vários cenários industriais e feitos levantamentos de outras normas técnicas, nacionais e internacionais. Então, foi realizada uma convenção com o objetivo de consolidar os argumentos encontrados. Estabelecendo as medidas preventivas de segurança e higiene do trabalho para empresas em relação às instalações, operações e manutenções.

Manuseio correto e cauteloso das máquinas industriais

Manuseio correto e cauteloso das máquinas industriais

Por conta disso que o manuseio de máquinas industriais deve ser feito por um profissional com conhecimento na área e experiência para evitar acidentes. Por mais que o manuseio da máquina possa parecer simples, um treinamento é indispensável. Sempre ressaltando a maneira correta de operar a máquina e principalmente os riscos que ela pode causar.

Este treinamento deve ser repetido e atualizado de tempos em tempos, principalmente para novos operadores contratados. Mas uma reciclagem para operadores mais experientes também é bem-vinda.

Fora o operador que manuseia a máquina todos os dias durante todo o seu expediente na linha de produção, o operador de manutenção também tem sua importância. E toda indústria precisa ter o seu próprio, ou no mínimo, contar com um terceirizado. Mas que possa atender chamados sempre que solicitado o mais rápido possível.

Além disso, precisa ter o controle da energização do equipamento, a fim de impedir o acionamento acidental da máquina por terceiros, ou seja, precisa ser um profissional especializado, certificado, não apenas uma pessoa que “entenda” de manutenção, para que todos possam ficar em segurança, principalmente operador da máquina que a usa diariamente.

E por último, mas não menos importante, todos, sem exceção, devem ser preventivos ou corretivos, independentemente de sua função ou setor. Já falando especificamente do reparo, inspeção, limpeza e outras intervenções que se fizerem necessárias em equipamentos, devem ser executados por profissionais capacitados e com a adoção de procedimentos de segurança.

Sobre a Geartech BR

Sobre a Geartech BR

Nossa empresa se encontra em Sorocaba-SP, e estamos na ativa desde 2001, importando e comercializando uma grande variedade de produtos de alta qualidade para indústrias e revendedores de todo o país.

Com o objetivo de manter-se atualizada com o que há de mais inovador no mercado, a Geartech BR buscou potenciais fornecedores internacionais que, com um grande aporte proporcionou à empresa um conjunto de conhecimentos e habilidades.

Com todo esse know-how, a Geartech BR é hoje uma das maiores especialistas e distribuidoras de isolantes elétricos no país, prezando pela qualidade de seus produtos com certificação e a satisfação de seus clientes e parceiros. Para mais detalhes, entre em contato conosco. Estamos à sua espera!

Compartilhe

WhatsApp chat