Você sabe qual é a função dos isolantes elétricos? Pode parecer óbvio por causa de seu nome, mas neste artigo nós queremos falar um pouco mais sobre esses materiais para que você também evite acidentes. Boa leitura!
Séculos atrás foi descoberto que alguns materiais conduzem a eletricidade e outros têm a funcionalidade de isolamento.
Desde então, estes materiais são utilizados para conter ou induzir a eletricidade da maneira mais adequada.
Claro que, com nossa atual tecnologia, temos aparatos bem diferentes dos antigos, mas se baseando em um conceito muito parecido.
De acordo com isso e de modo a assegurar a sua segurança, é recomendado estar inteirado sobre o tema, ou seja, sobre qual a função dos , o conceito básico do seu funcionamento e a diferença entre tecnologias PVC, HEPR e XLPE.
Os isolantes elétricos geralmente revestem materiais condutores, conduzidos para guiar uma carga de um ponto ao outro.
Se houver falhas no isolamento, a carga elétrica acabará escapando, ocasionando um curto-circuito.
Isso acontece, pois, a corrente elétrica acaba enxergando um caminho com menor resistência que o próprio caminho traçado pelo condutor.
Além disso, os isolantes elétricos servem para segurança pessoal em nossa rotina, pois estão presentes em todos os dispositivos que funcionam a partir da eletricidade.
Se não fossem os isolantes elétricos, seria muito difícil – para não dizer impossível – manusear a eletricidade e seus condutores.
Isolantes elétricos: PVC, HEPR e XLPE
Voltando a falar sobre as tecnologias PVC, HEPR e XLPE, a temperatura que cada isolante suporta sem ser danificado é o que diferencia estes materiais.
O material PVC é termoplástico, já que não se desintegra ao ser submetido a altas temperaturas, mas acaba amolecendo. Este material suporta até 70 °C no condutor.
Porém, tanto o XLPE (polietileno reticulado) quanto o HEPR (borracha etileno-propileno), ao serem submetidos a altas temperaturas, não se fragilizam com o calor. Suportam operações de 90 °C em média tensão.
Já em operação convencional, cabos isolados com EPR 105 suportam 105 °C, pois são termofixos.
Os termofixos sofreram um processo de vulcanização e sua principal vantagem é que podem transportar cargas maiores que os termoplásticos.
Veja agora alguns exemplos de isolantes elétricos que comercializamos aqui na :
Poliéster Classe B 130
O Políester Classe B 130 é um filme de poliéster (PVC) de alta resistência mecânica e baixamente orientado.
Tem características de estabilidade dimensional que proporcionam grande capacidade de isolação elétrica, tendo melhor comportamento em máquinas de inserção automática se comparando com os demais tipos de isolação.
Os filmes de poliéster são amplamente utilizados em isolantes entre os fios condutores e o estator em motores elétricos.
Papel Isolex
Isolante elétrico flexível de superfície lisa e classe térmica A (105°C).
Estas características tornam o Papel Isolex indicado para isolar canaletas de motores elétricos, transformadores, rotores e interruptores. Podendo ser utilizados em juntas ou separadores.
Para mais e , entre em