Se você está precisando de um isolamento para clicherias, então você veio ao lugar certo! A pode te ajudar!
Uma clicheria é uma oficina onde se produzem clichês, ou seja, placas gravadas em relevo, para impressão de imagens e textos por meio de prensa.
É o modo como os jornais em suas edições diárias são confeccionados.
Com a queda acentuada de assinantes e leitores avulsos de jornais e do mercado editorial como um todo, a prática vem se tornando rara.
Mas ocorria com frequência, antigamente, principalmente com o advento da internet e com sua velocidade de informação instantânea.
A origem da palavra é francesa (Cliché).
A palavra clichê é popularmente conhecida por seu sentido figurado, como ideia já muito batida ou mesmo fórmula repetida
O uso de clichês ou também chamados chavões é para se fazer referência àquilo que é considerado previsível como, por exemplo, os finais de novela serem felizes com casamentos, morte ou prisão do vilão e nascimento de bebês.
Curiosamente, quando se percebe que há o emprego de clichês nas mídias e outros modelos de entretenimento há sempre uma repulsa por parte de quem percebe e o desejo de surpresa.
Isolamento para clicherias e os tipos de impressão
O setor dos clichês é caracterizado por diversos tipos de materiais utilizados e diferentes segmentos de impressão:
• Flexografia: É um sistema voltado para a impressão de materiais contínuos, como etiquetas em bobinas.
A impressão é feita por uma matriz de material sintético flexível, semelhante à borracha, na qual a imagem a ser impressa está gravada em alto-relevo.
As características da flexografia permitem impressão sobre vários tipos de materiais, além do papel (plásticos, laminados, etc).
• Tampografia: É um sistema indireto de impressão que utiliza um clichê em baixo relevo. A imagem é transferida da matriz para o suporte através de uma peça de silicone denominado tampão.
O tampão pode ter diferentes formatos, o que, aliado à sua flexibilidade, permite a impressão em superfícies irregulares, tais como: côncavas, convexas e em degraus (não planas).
Atualmente utiliza-se em concorrência com a serigrafia no campo da estamparia de objetos tridimensionais.
Aplicações típicas incluem brinquedos, relógios, eletrodomésticos, vidrarias, brindes, pratos, teclas de computador, painéis de aparelhos eletrônicos, canetas e outros.
• Hot-Stamp (estampa quente): É um sistema semelhante à tipografia (matriz de impressão – clichês – é dura e plana, normalmente de metal, na qual grafismo a ser impressa está em alto-relevo), porém o clichê não recebe tinta, sendo apenas aquecido e pressionado sobre uma tira de material sintético revestida de uma finíssima camada metálica.
Quando a camada metálica é pressionada pelo clichê quente, desprende-se da fita e adere à superfície do material a ser impresso. Esse sistema é utilizado para imprimir pequenos detalhes, produzindo efeitos metalizados.
O processo de Hot Stamping é muito utilizado em trabalhos monográficos, trabalhos escolares, e arquivos.
A impressão em Hot Stamping pode ser feita em livros de capa dura, ou mesmo em outro tipo de material, como papelão, calçados, ou artigos de couro.
Se você trabalha com clicheria e precisa de produtos para este ramo, . Ficaremos contentes em ajudar!