Isolamento Elétrico

Isolamento Elétrico: Entenda Como Funciona e sua Importância

Antes de falar sobre isolamento elétrico e sua importância, a primeira coisa que precisamos entender é que existem materiais condutores de eletricidade e materiais

isolantes de eletricidade.

Condutores elétricos

Como o próprio nome já sugere, os materiais condutores elétricos, são aqueles em que os elétrons se deslocam com mais facilidade em seu interior. Ou seja, a energia elétrica percorre livremente.

Entre os materiais condutores elétricos, alguns exemplos são o cobre, alumínio, ouro, prata, etc. Os metais em geral são ótimos condutores de energia elétrica. Por isso que interior dos fios elétricos costuma ser feito com cobre, alumínio ou estanho.

Além dos metais, existem outros materiais que são condutores de energia elétrica, como a água, o próprio solo e até mesmo o corpo humano.

Isolantes elétricos

Já os materiais isolantes elétricos são praticamente o contrário do condutores. Os isolantes elétricos possuem poucos elétrons livres e estes resistem ao fluxo de corrente elétrica. Isso quer dizer que a eletricidade tende a não percorrer no interior desse material.

A função do material isolante é separar o condutor elétrico e fazer com que a eletricidade percorra somente onde deve percorrer, sem escapar para outros lugares desnecessários.

Um exemplo simples de entender essa ideia é o do fio elétrico. O fio elétrico tem seu interior feito geralmente de cobre ou algum outro metal – que, como vimos anteriormente, são ótimos condutores elétricos – e revestido com um material isolante para que a eletricidade percorra somente dentro do fio e não cause acidentes ou fugas de energia elétrica em vão.

Além dos fios e cabos, o isolamento elétrico também é usado em sistemas de energia. Por exemplo, pequenos transformadores, motores elétricos e geradores de energia possuem um isolamento das bobinas de arame por meio de verniz polimérico.

Há também a fita isolante de fibra de vidro que é usada como um separador de bobina de enrolamento.

Entre os materiais isolantes elétricos estão o PVC, o vidro, o amianto, o laminado rígido, o silicone, o verniz, a resina, o papel, o teflon, entre outros.

Por que o isolamento elétrico é importante?

O isolamento elétrico não é só importante, como necessário. O principal motivo de se fazer o isolamento elétrico é para manter a segurança e evitar choques elétricos.

O choque elétrico pode ocasionar feridas fatais, resultados de movimentos involuntários. Também pode causar morte por fibrilação ventricular (problemas no bombeamento do coração) ou contração muscular.

Além de evitar choques elétricos, o isolamento também protege os materiais pelos quais a corrente elétrica transita. O isolamento elétrico limita o fluxo de corrente entre os diferentes condutores elétricos.

Importante ressaltar que não existe um material de isolamento elétrico perfeito. Cada material possui certa resistência a eletricidade, mas não é uma resistência infinita. Por isso é ideal escolher o tipo de material adequado para cada situação.

Geartech BR

A Geartech BR é uma empresa que está atuando no mercado desde 2001, importando e comercializando produtos de alta qualidade para indústrias e revendedores em todo o território nacional.

Hoje em dia, a Geartech BR é uma das maiores especialistas e distribuidoras de isolantes elétricos no Brasil, prezando sempre pela qualidade de seus produtos com certificação (ISO 9001) e satisfação de clientes e parceiros.

Entre em contato agora mesmo para conhecer mais sobre a Geartech BR e os produtos comercializados por ela. Será uma grande satisfação poder atender você.

Compartilhe

WhatsApp chat