Isolação elétrica

Isolação elétrica: por que precisamos?

Através de seus avanços tecnológicos, o mundo moderno nos trouxe muitos novos materiais, substâncias e outros bens para tornar nossa vida mais fácil, melhor e muito mais confortável.

A eletricidade é uma das invenções mais comuns e mais confiáveis; no entanto, ainda é um dos mais perigosos se for mal utilizado ou suas aplicações de uso forem subestimadas.

Esta é a razão pela qual qualquer item que transporta corrente elétrica é projetado para fazê-lo com segurança e com algum tipo de isolamento. O isolamento limita o fluxo de corrente entre os diferentes condutores e entre os condutores para o terra. Portanto, é muito importante que o isolamento tenha as propriedades de transferência opostas do condutor. Os condutores são geralmente metálicos e os mais comuns são cobre ou alumínio, ambos conhecidos por serem muito bons condutores de corrente elétrica devido à alta capacidade de carga de materiais e às constantes propriedades térmicas.

O isolamento é geralmente feito de um material não metálico. A maioria do isolamento elétrico é feita de PVC, plástico ou borracha. Deve resistir à corrente e mantê-la no caminho ao lado do condutor. Muitos dos melhores isoladores são fabricados pelo homem.

Em teoria, o isolamento não deve carregar corrente elétrica. No entanto, na realidade, não existe um material de isolamento ideal. Todo tipo de isolamento tem alguma resistência. A resistência do material de isolamento precisa ser muito alta, mas não é infinita. Obviamente, quanto maior a resistência, melhor a capacidade de isolamento.

A isolação elétrica requer atenção após implementação

A isolação elétrica requer atenção

Fabricantes de fios, cabos e motores melhoraram continuamente seu isolamento. Nas áreas em que a eletricidade está sendo usada na indústria, e até mesmo em casa, os fabricantes desenvolveram produtos muito melhores e com um custo muito menor. No entanto, o isolamento, enquanto em uso, está sujeito a muitos efeitos que podem causar falhas. Danos mecânicos, vibração, calor ou frio excessivo, sujeira, óleo, vapores corrosivos, umidade do ar e desgaste geral são todas as causas.

Uma combinação de tensão elétrica e degradação do isolamento está acontecendo constantemente, pois uma das principais causas de falha do isolamento é o desgaste geral. À medida que os furos ou fendas se desenvolvem, a umidade e os materiais estranhos penetram no isolamento, proporcionando um caminho de resistência mais baixo à corrente de fuga. Uma vez iniciado, diferentes processos de degradação se ajudam. Isso permitirá uma corrente excessiva através do isolamento.

A corrente de fuga não pode ser detectada pelo cheiro ou pela visão. É isso que torna a questão perigosa, pois apenas as consequências podem ser percebidas. Geralmente tarde demais.

Se houver um programa de manutenção planejada, isso reduzirá gradualmente a resistência do isolamento. Isso também permitirá um programa de serviço de substituição ou renovação antes da peça ter uma falha de campo completa. Se não houver programa de manutenção, o item com isolamento ruim e degradado poderá se tornar perigoso ao toque quando a tensão for aplicada.

A Geartech BR trabalha com excelentes produtos isolantes elétricos, certificados e de excelente procedência, com objetivo de atender as expectativas e alcançar a satisfação de seus clientes. Entre em contato conosco para saber mais detalhes. Nossa equipe de atendimento está pronta para ajudar você!

Compartilhe

WhatsApp chat