No nosso post anterior nós explicamos do que se trata a ISO 14000 e falamos um pouco da sua origem e alguns benefícios em implantá-la. Se você chegou aqui e não leu o , recomendamos que o leia primeiro, pois este post é um complemento do anterior. Dito isso, vamos falar agora sobre como implementar a ISO 14000 e quais os requisitos que a sua empresa precisa para tal. Boa leitura!
A norma da ISO 14001 dá embasamento para a implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e é uma das únicas dentro da norma ISO 14000 passível de auditoria, e por isso, uma das mais importantes para as empresas seguirem. Para receber essa certificação a empresa precisa:
-
Estar adequada às expectativas e limites da natureza, escala e impactos ambientais.
-
Ser comprometida com as melhorias previstas em planejamento, a fim de prevenir a poluição exacerbada.
-
Estar de acordo com a legislação de preservação ambiental.
-
Fornecer estrutura interna para a empresa estabelecer objetivos e metas no âmbito ambiental.
-
Estar disponível ao público.
-
Estar disponível e clara aos colaboradores.
No Brasil a organização responsável por garantir essa certificação é a . Dentro dela o comitê responsável é o CB-38, Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental. A ABNT é a instituição responsável por gerir as certificações da International Organization do Standardization, a ISO.
Saiba agora como implementar o Sistema de Gestão Ambiental e receber a certificação ISO 14000
Há uma série de passos que uma empresa precisa seguir para implementar um SGA. Aqui você entende por quais deve começar para receber a certificação.
O primeiro passo é implementar a Revisão Ambiental Inicial (RAI).
A RAI é um diagnóstico ambiental inicial da empresa. Ela funciona como se fosse uma auditoria, mas o seu objetivo é analisar como está a situação atual da empresa com relação aos impactos causados ao meio ambiente.
Nessa análise são levantadas informações sobre processos, utilização de matérias primas, descartes de materiais, e comparados a legislação vigente de preservação do meio ambiente. A partir dessa análise, são identificadas as possíveis melhorias a serem feitas na cadeia de produção.
O segundo passo é a Documentação do SGA.
Com os gaps e possíveis melhorias identificadas na primeira etapa, aqui é possível criar a documentação do plano de ação para o Sistema de Gestão Ambiental. É importante verificar os requisitos exigidos pela ISO 14000, em especial a ISO 14001, para dar continuidade ao desenvolvimento do planejamento.
A documentação precisa conter inúmeros requisitos, entre eles temos:
-
Política, objetivos e metas ambientais.
-
Descrição do escopo do sistema.
-
Descrição dos principais elementos e sua interação.
-
Registros históricos requeridos pela norma.
-
Registros determinados pela organização.
O terceiro passo é a implementação.
A partir da documentação do plano de sistema, e posteriormente a aprovação das gerências da empresa, é dado início a implantação das novas regras e boas práticas. Elas podem incluir:
-
Formação de colaboradores.
-
Ajuste de processos e avaliação do andamento das novas práticas.
-
Elaboração de registros das mudanças.
-
Acompanhamento dos objetivos já traçados.
-
Verificação dos cumprimentos das normas de acordo com a ISO 14001.
Por fim, deve ser feita uma auditoria interna.
Esperamos ter ajudado você com as informações que compartilhamos aqui sobre ISO 14000! Conheça mais sobre a clicando e fique a vontade para navegar em nosso site para conhecer mais sobre nossos e