Você já reparou que a sustentabilidade está entre uma das maiores preocupações dos consumidores? Esta é uma das razões pelas quais as empresas precisam estar atentas aos seus processos e possíveis impactos na natureza. Pensando nisso, muitas organizações já entendem a importância e aplicam a padronização de processos com base na ISO 14000. Continue lendo para saber mais!
Direto ao ponto: a ISO 14000 é um compilado de normas que busca garantir a boa conduta das empresas perante o meio ambiente, gerando uma certificação internacional a essas organizações.
Dentro das regras dessas normas, constam orientações sobre auditorias ambientais, avaliação do desempenho ambiental e análise do ciclo de vida dos produtos gerados e utilizados pela empresa.
A grande função da ISO 14000 é especificar os requisitos e obrigações das empresas, relacionados ao Sistema de Gestão Ambiental. Assim, a empresa consegue criar e gerir políticas que garantam os requisitos legais referentes aos impactos ambientais.
O Sistema de Gestão Ambiental ou SGA é um conjunto de procedimentos criados para reduzir os impactos ambientais causados pelas indústrias e produções em escala.
A ISO 14000 corresponde ao SGA, que foi criado para estar de acordo com as normas de qualidade ambiental da (ABNT).
Sendo assim, empresas, independentemente da área de atuação, podem e devem implementar o SGA na sua política ambiental empresarial.
A origem da ISO 14000
Desde 1992 já havia uma preocupação com os problemas ambientais causados pela alta produção de indústrias. Com isso em mente, a (ONU) realizou a primeira reunião com foco no meio ambiente, que ficou conhecida como a .
A partir dessa conferência, houve resultados e direcionamentos para o restante do mundo com relação à ciência, diplomacia, política e, principalmente, na área ambiental.
A criação da ISO 14000 foi determinada após a Conferência Eco-92, com o intuito de padronizar os deveres e obrigações das empresas com base nas expectativas ambientais acordadas na conferência. Seu lançamento oficial aconteceu em 1995, após a criação do Comitê Técnico (TC 207) em 1993.
A principal função do comitê é garantir que as políticas determinadas na ISO 14000 estejam sendo seguidas e de fato promovendo segurança aos recursos naturais e ao meio ambiente.
A ISO 14000 é uma das formas das Nações Unidas e da ABNT garantirem o compromisso de grandes empresas e indústrias com o meio ambiente e com a diminuição no impacto que elas causam no mundo.
Sem esse tipo de exigência, fica a critério das empresas decidirem mudar a forma como produzem e fazem negócio.
O compilado de normas é extremamente importante para o futuro do planeta e da relação de empresas com o meio ambiente.
Ao buscar equilibrar esses efeitos colaterais das produções, a ISO 14000 pode prever um futuro menos poluído e danoso para a população.
Você já conhecia a ISO 14000? Se sim, já implementa na sua empresa? No próximo post falaremos um pouco mais sobre ela. Inclusive, como implementar, de quem é a responsabilidade para tal, quais os requisitos, entre outras informações relevantes! Até lá, fique a vontade para conhecer um pouco mais sobre a clicando