Filme De Polietileno

Filme De Polietileno: Descubra Como Ele é Feito

É bem comum em nosso cotidiano usarmos vários tipos de produtos e não sabermos como são feitos. Por exemplo, o filme de polietileno ou poliéster é um desses produtos.

Na verdade, a maioria de nós nem se preocupa com esse tipo de informação. Basta que ele seja fabricado e que esteja disponível para que possamos usar!

Mas se você não faz parte dessa maioria e gosta de saber como as coisas são feitas, continue lendo este artigo para saber como é feito o filme de polietileno!

Antes de falarmos como o filme de polietileno é feito, primeiro vamos entender para que ele serve. Onde ele é usado.

O polietileno é um plástico. Na verdade, um termoplástico, ou seja, ele pode ser fundido a um líquido e reformado, retornando ao estado sólido.

É sintetizado quimicamente a partir de etileno, um composto que é geralmente feito a partir de petróleo ou gás natural.

O polietileno é um dos plásticos mais usados na atualidade.

No caso do polietileno, a temperatura de deformação e fusão é entre 110 e 115°C.

O polietileno, em suas variadas formas possui propriedades únicas, tais como resistência ao impacto, alta flexibilidade, boa trabalhabilidade e estabilidade térmica e química.

O polietileno é usado para a fabricação de embalagens como sacos plásticos, filmes plásticos, geomembranas, garrafas, etc.

O processo de fabricação do polietileno

O processo de fabricação do polietileno

Agora, vamos falar do processo de fabricação do polietileno.

O etileno é um dos elementos usados na fabricação. Trata-se de um gás que chega ao seu estado líquido a -104 °C.

O etileno passa pelo processo de polimerização. Ou seja, é transformado em polímeros, que são pequenas partículas, semelhantes a grãos. Daí surge o polietileno.

A fabricação do filme de polietileno

A fabricação do filme de polietileno

Agora que sabemos como o polietileno é feito, vamos entender como é fabricado o filme de polietileno.

O processo de fabricação de filme de polietileno é chamado de extrusão.

Esse processo de fabricação de filme plástico começa com o derretimento de pequenos grânulos de plástico (chamados de resina), até que se tornem fundidos e maleáveis.

O plástico fundido é empurrado, ou melhor dizendo, “extrudado” através de uma matriz circular para formar um tubo contínuo de plástico chamado bolha.

A bolha é inflada com ar até o diâmetro desejado e puxada verticalmente para cima de uma torre, dando tempo para esfriar antes de ser achatada em sua largura plana.

A espessura do filme é controlada pela velocidade com que é puxado do molde. A largura do filme é controlada pela quantidade de ar inserido na bolha.

A cor do filme pode ser alterada no processo de fusão adicionando grânulos de resina que contém pigmento colorido.

Muitas coisas podem ser feitas durante esse processo. Uma impressora pode estar imprimindo imagens, instruções, avisos ou logotipos da empresa no filme de polietileno.

O filme pode ser cortado e separado para sacos cortados individualmente. Também podem ser adicionados orifícios de ventilação.

O processo de fabricação do filme de polietileno tem algumas limitações adicionais de processamento.

Se o filme exigir mais alterações técnicas, o filme laminado será retirado da linha de extrusão para ser posteriormente modificado no que é conhecido como conversão fora de linha.

Conheça mais sobre a Geartech BR

E aí, gostou de saber como o filme de polietileno é produzido? Se sim, compartilhe esse artigo em suas redes sociais e fique atento ao nosso blog, pois sempre estamos postando novos artigos por aqui.

Se você precisa adquirir filmes de polietileno, seja qual for a utilidade deles, entre em contato conosco agora mesmo.

Trabalhamos apenas com produtos de alta qualidade para atender melhor aos nossos clientes. Será um prazer para nós negociar com você!

Compartilhe

WhatsApp chat