A Geartech BR é uma referência em importação e comercialização de isolantes elétricos. Mas neste artigo em especial nós não queremos falar especialmente dos isolantes elétricos e sim dos condutores de eletricidade e citar alguns exemplos de bons condutores. Continue lendo para saber mais!
Os condutores elétricos são materiais que possuem propriedades características de partículas livres em sua camada que são carregadas eletricamente.
Ou seja, quando se é aplicado algum tipo de carga elétrica num metal, os elétrons irão se movimentar. E assim permitir que a eletricidade flua por ele.
Dessa forma, aqueles materiais que possuem uma maior maleabilidade dos elétrons são os que possuem melhores características de condutibilidade elétrica, já os com baixa ou nula movimentação de elétrons com a passagem da eletricidade são os isoladores ou isolantes elétricos.
Falando sobre a condutividade elétrica, ela é uma grandeza utilizada para estabelecer a capacidade de cada material em receber cargas elétricas e manter o fluxo da corrente.
De um modo mais fácil de se entender, a condutividade é o oposto da resistividade elétrica. Ou seja, enquanto a resistividade é a grandeza que mede o quanto determinado material bloqueia a passagem de corrente elétrica, a condutividade elétrica é a grandeza que mede o quanto determinado material deixa fluir eletricidade em seu corpo.
Materiais sólidos possuem uma espantosa característica de condução da eletricidade, tanto que uma das maneiras mais comuns de classificação dos sólidos é pela sua condutividade.
Veja agora alguns exemplos de bons condutores
Depois de falarmos um pouco sobre condutores elétricos e condutividade, vamos te mostrar alguns exemplos de bons condutores. Começando pela prata.
A prata é um dos sólidos que possuem mais elétrons livres na sua última camada, sendo assim torna-se um excelente condutor de eletricidade.
Já o cobre possui um número de elétrons livre bem inferior a prata, porém sua utilização é maior escala devido seu custo e propriedades mecânicas atenderem bem as necessidades e aprovações de projetos simples. Os cabos de aparelhos eletroeletrônicos, por exemplo, em sua grande maioria são feitos com cobre em seu interior.
A prata é utilizada sim na elétrica porém em ocasiões específicas e em equipamentos que irão possuir aplicações onde a prata irá garantir maior vida útil ao projeto, como no caso dos satélites.
Outro excelente exemplo de bom condutor elétrico é o ouro.
O ouro possui características químicas e mecânicas que o tornam muito valioso no mundo da eletricidade também.
O ouro, ao contrário do aço e outros metais, não oxida com a exposição ao oxigênio. Dessa forma ele é amplamente usado em circuitos integrados e conectores.
Há ainda aplicação de banho de ouro em alguns condutores para que melhore a condutividade do material e não eleve tanto o custo.
O alumínio também é um material que possui uma condutividade melhor que o cobre e custa menos, porém possui um pequeno defeito: é oxidável. Dessa forma para que seja utilizado em cabos de alta tensão recebem uma proteção de cobertura de aço para que minimize essa falha estrutural do alumínio.
Falamos um pouco sobre condutores. Mas se você precisa mesmo é de isolantes elétricos, a Geartech BR pode ajudar! Entre em contato e saiba mais!