Espaguete Isolante Alta Temperatura

Espaguete Isolante Alta Temperatura

O espaguete isolante alta temperatura é um instrumento utilizado para a isolação termocontrátil.

Também conhecido pelos nomes de espaguete termoretrátil, tubo termoretrátil ou termocontrátil, o espaguete isolante é um objeto muito útil no que diz respeito ao isolamento de cabos com alta temperatura.

Trata-se de um tubo de poliolefina, um material emborrachado que sofre um encolhimento – se contrai – quando é aquecido pela alta temperatura do cabo, aderindo e fazendo o isolamento deste.

Além de cabos o espaguete isolante alta temperatura também faz o isolamento de barramentos e componentes eletrônicos, garantindo o isolamento elétrico de até 1KV.

O espaguete isolante também proporciona proteção mecânica e ainda possibilita a identificação dos circuitos devido a gama de cores que possui.

Para o uso doméstico, o espaguete isolante não é muito recomendado, por possuir um poder de isolamento de alta qualidade, seu custo não é muito barato.

Ele pode ser utilizado em pequenos reparos onde a emenda costuma ser mais difícil ou possua fios sensíveis como “chicotes” de aparelhos de som automotivo, por exemplo.

Outro exemplo onde o espaguete isolante pode ser utilizado é para isolar ferramentas como chaves de fenda com o intuito de evitar que a ferramenta esbarre em algum componente eletrônico e venha queimá-lo.

O espaguete isolante também pode ser utilizado como acabamento de fios e cabos.

Tipos de espaguete isolante alta temperatura e onde são usados

O espaguete isolante alta temperatura possui algumas variações em seu formato de acordo com sua finalidade, ou seja, de acordo com o local que será utilizado.

O espaguetes isolantes TCN20 são ideias para isolação, proteção e identificação de barramentos em painéis elétricos, cabos e componentes eletrônicos.

Possuem parede fina, taxa de contração 2:1, suportam temperaturas de trabalho até 125ºC e são geralmente fornecidos nas cores: preto, branco, amarelo, azul, violeta, laranja, marrom, verde e vermelho.

Os espaguetes isolantes TFN21 são tubos standard de poliolefina para isolamento até 1KV na cor verde/amarela (conhecido como brasileirinho).

Eles são ideais para isolação, proteção e identificação de circuitos de aterramento.

Possuem parede fina, taxa de contração 2:1, suportam temperaturas de trabalho até 125ºC.

Os espaguetes isolantes TFN24 são tubos de poliolefina transparentes para manter visível elementos de identificação existentes nos cabos, barramentos ou componentes.

Possuem parede fina, taxa de contração 2:1, suportam temperatura de até 135ºC e características de isolamento elétrico até 1KV.

O espaguete isolante HIS-3 possui parede fina e é fornecido em caixa com pequenas quantidades, destinadas à venda em balcão para pequenas aplicações.

Sua taxa de contração de 3:1 propicia menor número de itens para bitolas de 1/8″ a 1″ (3 até 24mm), suporta temperatura até 125ºC e possui característica de isolamento elétrico até 1KV.

Outro modelo muito interessante de espaguete isolante alta temperatura é o espaguete termoretrátil com adesivo “hot-melt” que garante proteção contra umidade, além de perfeita isolação do componente recoberto.

São ideais para aplicações em reparos de cabos subterrâneos já instalados. Também são utilizados nas indústrias automotiva, eletroeletrônica e naval.

Se você não conhecia o espaguete isolante e achou interessantes, ou se já conhecia e precisa de alguns seja qual for a finalidade, entre em contato com a Geartech BR e iremos indicar qual o modelo ideal para você.

Compartilhe

WhatsApp chat