Entenda o que é uma manutenção corretiva planejada

Alguns posts atrás nós falamos um pouco sobre a manutenção preventiva elétrica e porque ela é tão importante. Neste post nós iremos falar sobre um outro tipo de manutenção, a manutenção corretiva planejada. Continue lendo para saber mais sobre o assunto!

A manutenção corretiva planejada é definida como o trabalho de manutenção que envolve a reparação ou a substituição de componentes que falharam ou quebraram. É como seu próprio nome sugere: corrigir algo que está anormal.

Para evitar que não ocorra uma falha, a manutenção corretiva deve ser resultado de uma inspeção regular, que identifica a falha a tempo de a manutenção corretiva ser planejada e programada, então, realizada durante uma parada de rotina da planta industrial.

Quando a manutenção corretiva é feita, o equipamento deve ser inspecionado para identificar o motivo da falha e para permitir que uma ação seja tomada a fim de eliminar ou reduzir a frequência de falhas semelhantes futuras. Estas inspeções devem ser incluídas no plano de trabalho.

A manutenção corretiva pode ser definida como a manutenção que é necessária quando um item falhou ou está desgastado, com o objetivo de trazer de volta a ordem de trabalho.

A manutenção corretiva planejada é realizada em todos os itens nos quais as consequências de falha ou desgaste não são significativas e os custos desta manutenção não é maior do que a manutenção preventiva.

A atividade de manutenção corretiva pode consistir em restauro, reparação ou substituição de equipamentos.

Tipos de manutenção corretiva

Tipos de manutenção corretiva

A manutenção corretiva planejada é um conjunto de atividades que são realizadas para eliminar a fonte de falha, sem interromper a continuidade do processo de produção.

A maneira de realizar este tipo de manutenção corretiva é retirando o item a ser corrigido da linha de produção e o substituindo por outro item.

A manutenção adiada é um conjunto de atividades de manutenção corretiva que não são imediatamente iniciadas após a ocorrência de uma falha, estão atrasadas, mas que não afetará o processo de produção.

Manutenção corretiva de desligamento é um conjunto de atividades de manutenção corretiva que são executadas quando a linha de produção está em situação de paralisação total.

Os principais objetivos da manutenção corretiva são a maximização da eficácia de todos os sistemas críticos da planta. Além da eliminação de avarias, a eliminação de reparações desnecessárias e a redução dos desvios de condições ótimas.

A diferença entre manutenção corretiva e manutenção preventiva é que, para a manutenção corretiva, a falha deve ocorrer antes que qualquer ação corretiva seja tomada.

A maneira de executar atividades de manutenção corretiva é através da realização de quatro etapas importantes:

  • Detecção de falhas

  • Isolamento de falhas

  • Eliminação de falhas

  • Verificação da eliminação de falhas

Na etapa de eliminação de falhas, diversas ações poderiam ser tomadas como ajuste, alinhamento, calibragem, retrabalho, remoção, substituição ou renovação. A manutenção corretiva planejada tem vários pré-requisitos para ser realizada de forma eficaz:

  • Os procedimentos de reparo

  • Tempo adequado para reparar

  • Verificação da reparação

Aqui no nosso site, você sempre encontra dicas e informações importantes voltadas principalmente para o ramo industrial. Conheça mais sobre nossos serviços e produtos. E caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

Compartilhe

WhatsApp chat