A não é uma empresa fabricante de espaguete isolante, mas importa e comercializa esse e outros tipos de materiais como filmes, compostos de poliéster, papéis e fitas isolantes. Mas nesse artigo queremos dar ênfase no espaguete isolante. Continue lendo para saber mais!
Os espaguetes isolantes ou tubos termo retráteis ou ainda espaguetes termo contráteis são termoplásticos compostos de polímeros que podem ser poliolefinas, fluoro polímeros, neoprene, elastômero de silicone ou Viton.
O tipo de polímero que será usado para a confecção dos tubos vai depender da finalidade para a qual esse material será destinado.
No site da você encontra os seguintes modelos de espaguete isolante:
Espaguete PVC Classe B
O Espaguete PVC Classe B trata-se de um tubo termo retrátil constituído a partir de poliolefina reticulada, cuja aplicação é destinada principalmente à composição de chicotes elétricos para isolamento de terminais, emendas e suas derivações em geral. Além disso, também é útil para enrolamentos de motores, geradores, transformadores e isolamento de escovas de carvão.
Espaguete Fiberglass Classe F
O Espaguete Fiberglass Classe F trata-se de um tubo de tecido em poliéster impregnado com resina acrílica. Pode ser usado para proteção de cabeça de bobina e solda de cabo de saída em motores classe F (155ºC). Também é ideal para isolar transformadores e aparelhos eletrodomésticos.
Espaguete Silicone Classe H
O Espaguete Silicone Classe H é ideal para equipamentos com alta temperatura, enrolamentos de motores, geradores, transformadores e isolamento de escovas de carvão.
Empresa fabricante de espaguete isolante e o processo de fabricação
O processo de fabricação de um se inicia com a escolha do material, o que vai definir suas aplicações no futuro.
Junto a essa matéria-prima são adicionados outros componentes como corantes e estabilizadores.
Em seguida todo esse composto passa por um processo chamado de extrusão.
Esse processo consiste em aquecer o material até que ele se funda, forçando-o a passar por uma matriz, tomando a forma de balão longitudinal.
Nesta etapa o termo retrátil já está com o diâmetro pós encolhimento.
Durante essa etapa o material é bombardeado com elétrons por intermédio de um pequeno acelerador de partículas, processo chamado de reticulação física.
Esses elétrons vão provocar a destruição das moléculas de ar no interior do material e a liberação de moléculas de hidrogênio para criar uma memória no termoplástico.
Em sequência o polímero é aquecido um pouco acima do seu ponto de fusão cristalino e expandido em diâmetro. Muitas vezes isso é feito em câmaras à vácuo.
Ainda em estado expandido, o material é resfriado rapidamente definindo o diâmetro dos tubos nas dimensões em que serão comercializados.
Sendo assim, por ter passado pelo processo de criação de “memória” no termoplástico, ele voltará ao seu estado inicial, quando for aquecido novamente. E assim a mágica acontece.
Os espaguetes isolantes foram criados pela empresa Rychem Corporation no ano de 1962.
A criação do produto veio através de pesquisas pós onde observou-se que a estrutura molecular dos polímeros se modifica quando expostos a elevados níveis de radiação.
Você já sabia algo sobre essas informações a respeito do espaguete isolante? Independentemente disso, como você já viu, se você precisa deste material, nós podemos ajudar! Entre em contato conosco e