como conseguir a certificação ISO 9001

Empresa de isolantes elétricos: como conseguir a certificação ISO 9001

A Geartech BR, uma empresa de isolantes elétricos, é certificada pelas normas ISO 9001.

Muitas pessoas já ouviram falar da certificação ISO 9001. Mas nem todas essas pessoas sabem exatamente do que se trata essa certificação e como é possível adquiri-la. Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre isso.

Em primeiro lugar, vamos falar o que é ISO 9001. Depois, vamos falar como uma empresa de isolantes elétricos pode conseguir a certificação.

No mercado atual, cada vez mais, empresas buscam formas de atrair clientes, dominar fatias do mercado e melhorar seus desempenhos, gerando uma competitividade nunca antes vista no mundo dos negócios.

Dessa forma, uma maneira de garantir que sua empresa continue trazendo resultados é conseguir um certificado ISO 9001.

A ISO 9001 é uma norma de padronização para um determinado produto ou serviço. Ela pode ser implementada por empresas de qualquer tamanho e que realizam qualquer tipo de atividade, inclusive uma empresa de isolantes elétricos, como é o caso da Geartech BR.

Ela tem como objetivo aprimorar a gestão interna de empresas, aplicando certos padrões aos seus processos que irão garantir a qualidade do produto ou serviço prestado.

Através da implementação dessa norma, cria-se uma relação de confiança entre a empresa e o cliente, já que com um certificado ISO 9001 o comprador sabe que o produto ou serviço entregues pelo vendedor terão um padrão de qualidade.

A Geartech BR trabalha apenas com produtos que possuem a certificação ISO 9001 para que todos seus clientes possam ter a melhor experiência possível aos adquirir tais produtos.

O que a empresa de isolantes elétricos precisa fazer para obter a certificação ISO 9001

O que a empresa de isolantes elétricos precisa fazer para obter a certificação ISO 9001

Agora sim, após entender o que é a certificação ISO 9001, vamos falar como uma empresa de isolantes elétricos pode consegui-la.

Para conseguir o certificado ISO 9001 é necessário implementar um Sistema de Gestão da Qualidade compatível com os requisitos da norma. Para facilitar essa implementação, o apoio técnico de uma consultoria é, muitas vezes, indicado.

Consultores experientes vão ajudar a empresa de isolantes elétricos a entender a norma, diagnosticar os requisitos que são, ou não, atendidos pela organização, definir e implementar planos de ações para a completa adequação.

Além disso, após a implementação do SGQ, é necessária a realização de uma auditoria externa por um órgão certificador autorizado. A certificação só é concedida se, no processo de auditoria externa, for confirmado que a empresa realmente atende aos requisitos da norma.

O custo para a certificação pode variar, mas, normalmente inclui a contratação de um órgão certificador já mencionado. E de uma consultoria para a implementação do sistema de gestão. Já que, geralmente, as empresas não dispõem internamente de um especialista apto a oferecer a assessoria técnica necessária para o processo.

A consultoria pode ser presencial ou online. Porém, as empresas têm preferido as consultorias online.

Além do atual momento de pandemia, com a consultoria online as empresas reduzem custos consideráveis com logística do consultor. Já que todo o processo é mediado pela plataforma e a visita do consultor acontece somente no final da implementação, para a realização de uma auditoria interna.

Falamos aqui sobre a certificação ISO 9001 para uma empresa de isolantes elétricos, mas o procedimento é praticamente o mesmo para empresas de outros segmentos.

Compartilhe

WhatsApp chat