Diagnóstico empresarial é uma forma de análise que serve para que a sua empresa se livre de todos os problemas de uma forma mais eficiente. Por isso, saber como fazê-lo é essencial e neste artigo nós iremos te ensinar. Uma boa leitura para você!
Você já se perguntou o que pode fazer para que a sua empresa cresça? O diagnóstico empresarial pode te dar uma ampla visão de tudo o que ocorre entre os setores da sua empresa.
Para isso é necessário realizar uma coleta de dados e analisar informações para descobrir a raiz dos problemas.
O diagnóstico empresarial é uma análise que tem como objetivo encontrar problemas dentro de um negócio e oportunidades de melhorias e crescimento.
É importante destacar que todo bom diagnóstico empresarial deve envolver todas as áreas da sua empresa.
Ou seja, leve sempre em consideração os setores de marketing, contabilidade, recursos humanos, entre outros.
Isso porque é necessário coletar o maior número de informações possíveis acerca das atividades que a sua empresa desempenha e o resultado delas para ter claro de fato qual o cenário de cada área.
Por isso, concentre-se nos seguintes métodos:
-
Entrevistas: faça um roteiro com perguntas objetivas a respeito da situação de um determinado setor. Feito isso, encaminhe-as para os gestores e outros colaboradores. As respostas te ajudarão a ter feedbacks das áreas, tanto dos dados, quanto da opinião dos colaboradores.
-
Relatórios: periodicamente, você pode fazer relatórios sobre cada departamento da empresa, a fim de coletar informações sobre as tomadas de decisões e resultados obtidos ao longo de um período.
-
Observação de campo: vivenciar a rotina de todos os colaboradores é a base da observação de campo. Fazendo esse trabalho, você acaba conhecendo melhor como as funções são conduzidas e quais os principais erros e acertos de cada um.
Diagnóstico empresarial: identificando os problemas
Após um levantamento de dados, é hora de identificar os problemas.
Para isso, recomendamos a utilização do , também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou ainda de Espinha de Peixe.
Ele te ajuda a classificar a raiz de todos os seus problemas por meio da análise de todos os fatores que envolvem a execução do processo, como:
-
Máquinas: o mau funcionamento ou a inexistência delas prejudica a empresa?
-
Matérias-primas: ter a falta de fornecedores de confiança pode trazer grandes prejuízos, verifique se isso acontece na sua empresa.
-
Mão de obra: não passar treinamento para a equipe de vendas desmotiva os colaboradores, que são impedidos de cumprir as metas. Analise como está a sua equipe de vendas.
-
Meio ambiente: a falta de espaço da sua indústria e a poluição que ela emite podem ser causadores da falta de sucesso. Verifique se esse é o cenário da sua empresa.
-
Medida: se tudo não for gerenciado e medido, os processos acabam ficando defasados, comprometendo todas as atividades. Avalie as medidas que tem tomado para cada problema e suas soluções.
Um diagnóstico empresarial bem feito pode servir de base para a criação de estratégias e alinhamento de processos. E consequentemente proporcionar o crescimento da sua empresa.
E por falar em empresa, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre a visitando as outras páginas do nosso site. Se desejar,