O cobre é conhecido pela humanidade desde o período neolítico, quando era usado para produção de instrumentos de trabalho, armas e utensílios. Mas será que o cobre é condutor ou isolante elétrico? Continue lendo para descobrir!
Antes de respondermos se o cobre é condutor ou isolante elétrico, vamos falar um pouco mais sobre sua história.
É provável que o cobre seja o primeiro metal a ser manipulado pelo homem. Ele pode ser utilizado em sua forma pura ou combinado com outros metais, por exemplo, a liga entre o cobre e o estanho originou a Era do Bronze.
Um fato interessante sobre o cobre é que ele faz parte dos minerais que são importantes para o bom funcionamento do organismo humano.
Ele é encontrado em baixa concentração no sangue, mas tem funções relacionadas com atividade de enzimas e formação de células sanguíneas.
Os alimentos em que podemos encontrar o cobre são: frutos do mar, ovos, carne de bovinos e porco, amêndoas, cogumelos, sementes de girassol, feijão e nozes.
Agora, falando sobre as características do cobre, são as seguintes:
- Metal de coloração laranja-avermelhada
- Sólido em temperatura ambiente
- Densidade de 8,94 g/cm3
- Ponto de fusão: 1084,62 °C
- Ponto de ebulição: 2562 °C
- Facilmente maleável
- Possibilidade de ser reaproveitado
- Dúctil
- Ótimo condutor de calor e eletricidade
- Isótopos estáveis na natureza: Cu-63 e Cu-65
Uma das principais aplicações do cobre é para produção de ligas metálicas, materiais formados pela mistura de dois ou mais componentes, no qual pelo menos um é metal.
Existem mais de 1.000 tipos de ligas metálicas produzidas com o cobre. Alguns exemplos são:
- Latão: Cobre + Zinco
- Bronze: Cobre + Estanho
- Cuproníquel: Cobre + Níquel
- Ouro 18 quilates: Ouro + Prata + Cobre
- Amálgama: Prata + Estanho + Cobre + Mercúrio
Mas então, o cobre é condutor ou isolante elétrico?
Para chegar à resposta para esta pergunta, precisamos entender onde o cobre é usado. Que tipos de materiais ele é aplicado.
Uma curiosidade: você sabia que a Estátua da Liberdade é revestida com 73 toneladas métricas de cobre? Isso é o equivalente a, aproximadamente, 30 milhões de moedas.
Além de estar presente em grande quantidade na Estátua da Liberdade, também é usado na fabricação de cascos de navios, pois impede a fixação de crustáceos, que atrapalham o movimento da embarcação.
A indústria automobilística também é uma das maiores consumidoras de cobre do mundo.
Nela, é comum encontrar cobre em componentes do motor, fios para condução elétrica, nos radiadores, dos sistemas de freio e também nos conjuntos de conectores.
Calcula-se que apenas um veículo tenha mais de 1km de fios de cobre.
Outro lugar que o cobre é usado: coletores de energia solar. Os coletores de energia solar possuem superfície de cobre e tubulação térmica de cobre. O cobre escurecido é responsável pela maior captação de energia solar através de lâminas que absorvem o calor.
Atualmente, grande parte do metal é destinado a produção de fios elétricos, telefones, iluminação e cabos de telecomunicação. O cobre também é usado na fabricação de panelas, pois é um excelente material condutor de calor.
Finalmente acho que você já sabe a resposta, se o cobre é condutor ou isolante elétrico. Assim como ele é condutor de calor, é um condutor elétrico.
Agora falando sobre isolantes elétricos, a Geartech BR é uma referência nesses materiais e pode ajudar você, caso seja o que procura. Entre em contato conosco e peça um orçamento sem compromisso. Ficaremos gratos em poder atender você!