O isolamento do enrolamento em seu motor elétrico tem um grande impacto em sua expectativa de vida e confiabilidade. O que significa que usar a classe de isolamento errada pode ser muito caro.
A melhor maneira de evitar esse erro é familiarizar-se com os conceitos básicos das classes de isolamento.
O objetivo das classes de isolamento do motor é descrever a capacidade do isolamento do enrolamento do motor para lidar com o calor.
Existem atualmente quatro classes de isolamento de motores elétricos em uso: A, B, F e H (embora também existam classes N, R e S). Destes quatro, B, F e H são os mais comumente usados.
Essas classes especificam o aumento de temperatura permitido de uma temperatura ambiente de 40 ° C.
Classe A:
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Aumento de temperatura máxima: 60 ° C
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Permissão de temperatura excessiva de ponto quente: 5 ° C
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Temperatura máxima do enrolamento: 105 ° C
Classe B:
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Aumento de temperatura máxima: 80 ° C
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Permissão de temperatura excessiva de ponto quente: 10 ° C
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Temperatura máxima do enrolamento: 130 ° C
Classe F:
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Aumento de temperatura máxima: 105 ° C
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Permissão de temperatura excessiva de ponto quente: 10 ° C
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Temperatura máxima do enrolamento: 155 ° C
Classe H:
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Aumento de temperatura máxima: 125 ° C
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Permissão de temperatura excessiva de ponto quente: 15 ° C
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Temperatura máxima do enrolamento: 180 ° C
A temperatura máxima do enrolamento é a soma da temperatura ambiente (40 ° C) e o aumento de temperatura permitido.
O aumento de temperatura permitido é composto de duas partes: o aumento de temperatura máximo para a classe de isolamento mais um ponto quente sobre a permissão de temperatura.
Por que a temperatura do enrolamento é importante
Quando o seu motor elétrico opera a uma temperatura acima da temperatura de enrolamento permitida, a vida útil sempre será reduzida.
Na verdade, um aumento de 10 ° C acima do máximo permitido pode reduzir a expectativa de vida do isolamento do motor pela metade.
Se você tiver um motor com isolamento Classe A, a temperatura máxima do enrolamento será 105 ° C. Se estiver operando a 105 ° C, isso significa 20 ° C acima de seus limites e cada incremento de 10 ° acima desse limite reduz a vida útil em 1/2.
Esta temperatura operacional irá reduzir a vida útil do motor para apenas 1/4 de sua expectativa de vida original!
Lembre-se de que a temperatura da superfície do motor pode parecer alta, mas ainda está dentro dos limites.
Digamos que você tenha um motor isolado Classe F classificado para uma temperatura de enrolamento de 155 ° C.
Você ou um de seus técnicos inadvertidamente coloca a mão na superfície do motor e nota que o motor está quente.
O motor está muito quente? Talvez, mas provavelmente não. Uma regra prática é que a temperatura da superfície é normalmente apenas 30 ° C menor que a temperatura do enrolamento.
Portanto, com tudo isso dito, um motor que é extremamente quente ao toque não está necessariamente operando além de sua temperatura nominal.
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