Aterramento elétrico

Aterramento elétrico e algumas informações importantes

A ampla disponibilidade e forte desempenho histórico significam que os problemas de distribuição elétrica e segurança às vezes passam despercebidos. Os gerentes de fábrica, no entanto, ainda precisam entender os riscos decorrentes do envelhecimento da infraestrutura e das mudanças nas instalações. Aumentar esse entendimento, principalmente na área de aterramento elétrico, é o objetivo da Geartech BR neste artigo. Continue lendo!

Tensão e seu impacto na segurança

A tensão e resistência determinam a quantidade de corrente gerada em um circuito. Tensão mais alta significa mais corrente. A corrente é a fonte de danos a pessoas e equipamentos. Três fatores determinam o nível de dano: quantidade, caminho e duração da corrente. Embora nenhuma ação possa eliminar completamente os riscos, o aterramento adequadamente instalado e mantido pode mitigá-los e reduzir o potencial de ferimentos, danos e despesas.

Um sistema de aterramento com falha pode ser catastrófico em várias contagens, causando, entre outras coisas:

  • Ferimentos ou morte.
  • Danos extremos ao equipamento.
  • Riscos legais e financeiros.

Como o aterramento elétrico falha

O aterramento do equipamento reduz as tensões induzidas nas peças de metal das linhas de energia e equipamentos de distribuição próximos, ajudando a evitar danos causados por arcos nos prédios/estruturas. Portanto, qualquer equipamento com potencial para acúmulo estático requer aterramento.

O acúmulo estático se desenvolve devido ao atrito do material em movimento e pode ocorrer em tanques, embarcações e tubulações. A ligação e o aterramento elétrico ajudam a drenar as cargas de eletricidade estática.

Os sistemas de energia elétrica, como o enrolamento secundário de um transformador, são aterrados para limitar a tensão induzida por raios, sobretensões na linha ou contato não intencional por linhas de alta tensão. As terras secundárias também estabilizam o caminho de retorno para cargas monofásicas.

Se a resistência de contato de um eletrodo à terra for alta, pouquíssima corrente de falha poderá retornar por esse caminho, e o dispositivo de proteção do circuito poderá não abrir para eliminar uma falha de aterramento. Então, todas as peças metálicas associadas à instalação elétrica – tubulação metálica e aço estrutural para construção – podem ficar e permanecer energizadas.

Avaliação do aterramento

Quando o pessoal da fábrica está avaliando um sistema de aterramento elétrico, é importante que eles lembrem que os caminhos de dissipação seguros são determinados, em parte, pela composição e condições do solo:

Composição: Argila, areia ou pedras no solo aumentam a resistência. Solo úmido e argiloso diminui. Por exemplo, o solo que contém uma alta porcentagem de argila pode ser um isolador. O solo arenoso é um isolador quando seco, e o solo argiloso pode ser um isolador ligeiramente melhor.

Condição: Ciclos úmidos e secos podem causar a falta de ar no solo, comprometendo o contato com os eletrodos enterrados. A atividade sísmica, os ciclos do lençol freático ou a vibração do equipamento podem causar quebras de condutores ou migração de areia pelo solo, resultando em coleta em torno de objetos enterrados e alteração da resistência de contato.

Programas de conformidade de aterramento elétrico

Pense na conformidade do aterramento elétrico como uma maneira de salvar vidas e equipamentos. As plantas devem estabelecer programas de conformidade com o aterramento e aplicá-los com procedimentos que atendam às regras de trabalho padrão, como:

  • Não realize trabalhos em equipamentos não aterrados.
  • Trabalhe sempre entre os terrenos.
  • Relatar problemas conhecidos ou suspeitos.
  • Remova e reconecte os elementos de aterramento ao executar outro trabalho na área.
  • Mantenha registros adequados, mesmo para terrenos portáteis.

Como em muitos sistemas, as falhas de aterramento estão relacionadas à idade. Quanto mais tempo desde um incidente, maior a probabilidade de uma falha ocorrer, possivelmente levando a ferimentos ou morte.

A Geartech BR é uma das maiores importadoras e comerciantes de filmes, compostos de poliéster, papéis e fitas isolantes do Brasil. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossos serviços e produtos! Será um prazer para nós!

Compartilhe

WhatsApp chat