descubra como usar a técnica para encontrar a causa de problemas

5 porquês: descubra como usar a técnica para encontrar a causa de problemas

Você já ouviu falar da ferramenta 5 porquês? Pelo sim ou pelo não, nós iremos compartilhar com você do que se trata os 5 porquês e como usar essa ferramenta na sua empresa. Fique conosco até o fim e boa leitura!

Também chamada de 5-Why, a ferramenta 5 porquês é uma metodologia da qualidade para identificação de causas de problemas de forma simples. Foi criada na década de 1930, no Japão, por Sakichi Toyoda, executivo da Toyota conhecido como o pai da revolução industrial japonesa.

Trata-se de uma solução que pode contribuir para que uma empresa consiga atingir rapidamente seus objetivos, por exemplo, aumentar sua eficiência e reduzir custos.

Devido a sua eficiência, a metodologia dos 5 porquês está entre as melhores ferramentas para identificação de causa raiz. Essa técnica também se tornou popular por sua simplicidade, pois ela tem como metodologia questionar algo (processo, técnica etc.) com o objetivo de encontrar agilmente o agente causador do problema.

A solução dos 5 porquês funciona como um método para avaliar detalhadamente cada conjunção de problema, o que permite traçar um plano de ação preciso para resolver a situação. Nesse sentido, ela atua como um agente identificador que foca na análise de causas e efeitos.

A análise de causa raiz, feita por meio da metodologia dos 5 porquês, revela qual é a verdadeira causa raiz do problema, que é o fator que levou a ocorrência do erro ou conjunto de erros.

Encontrar a raiz é fundamental para solucionar um problema, uma vez que a eliminação ou resolução dessa causa é o único fator capaz de impedir que o transtorno continue ocorrendo. Consequentemente, contribui para que uma organização se torne mais eficiente e produtiva.

Quando usar os 5 porquês? Exemplo prático

A ferramenta dos 5 porquês possui ampla abrangência, podendo ser usada em qualquer não conformidade dentro de uma instituição.

Sendo assim, a versatilidade dessa metodologia permite que ela seja utilizada sempre que um problema surgir, independente de sua causa.

No entanto, em alguns casos, pode ser preciso “mais” ou “menos” “por quês” para chegar à causa raiz do problema. Em problemas complexos, encontrar a causa pode ser mais demorado. Já em situações simples, as respostas são mais fáceis de identificar.

Veja, logo abaixo, um exemplo prático:

Problema: Houve atraso nas entregas das demandas nos últimos meses.

1. Por que houve atraso nas entregas?

Reposta: Após a apuração, foi constatado que o atraso no processo está no setor X, que está levando mais tempo do que o plano para cumprir sua parte, comprometendo a operação.

2. Por que a equipe do setor X atrasou suas demandas?

Resposta: A equipe estava sobrecarregada, não conseguindo cumprir os prazos.

3. Por que a equipe estava sobrecarregada?

Resposta: Houve aumento de 25% nas vendas nos últimos meses.

4. Por que o aumento nas vendas influenciou na qualidade de entrega desse setor?

Resposta: Porque todos os colaboradores já estavam trabalhando em sua capacidade máxima antes do aumento das vendas, e agora o número de pessoas não dá conta de todas as demandas em tempo hábil.

No exemplo apresentado, em 4 porquês foi possível chegar à raiz do problema, que é a sobrecarga da equipe, que está trabalhando com menos integrantes que o necessário. Nesse caso, o gestor pode, como solução, contratar mais profissionais para completar a equipe, por exemplo.

Os 5 porquês promovem a melhoria contínua de processos por meio de uma gestão eficiente. Você já utiliza essa ferramenta na sua empresa?

Compartilhe

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes, de acordo com nossa política de privacidade.
WhatsApp chat